Nova Petrópolis é a Capital da Meliponicultura no Rio Grande do Sul. O título foi outorgado através de lei estadual no final de 2023, em virtude do destaque do Município na produção de mel de abelhas sem ferrão.
PRODUÇÃO
De acordo com o presidente da Associação NovaMel, Francelino dos Santos, atualmente Nova Petrópolis possui em torno de 5.000 enxames de abelhas nativas (sem ferrão) para produção com certificação zootécnica, além de criadores menores, que atuam com produção artesanal para fins domésticos. O número de enxames é o maior entre as cidades do Rio Grande do Sul.
Cinco espécies de abelhas nativas possuem produção certificada em Nova Petrópolis: jataí, tubuna, mandaçaia, manduri e canudo. O mel produzido por estas espécies foi licenciado, passando por análise de laboratório e outras pesquisas. O envase é realizado na sede da Associação NovaMel, na Fazenda Pirajá, onde atualmente existem seis decantadores específicos para estas variedades de produto.
NOVA MEL FEST
A 2ª Nova Mel Fest ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de março, sexta-feira, sábado e domingo, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. O evento integra a programação oficial do Verão no Jardim da Serra Gaúcha e contará com exposição e comercialização de produtos de abelhas sem ferrão, palestras, oficinas técnicas e atrações musicais. A entrada é gratuita.
Local: Rua Coberta
Crédito das fotos: Luis André/Palácio Piratini