As baixas temperaturas do inverno são convidativas para programas e atividades em ambientes fechados e bem aquecidos. Mas destinos a céu aberto, com belas paisagens e atrações diversificadas vem ganhando espaço na preferência dos viajantes, como é o caso do Olivas de Gramado. Inaugurado no final de 2018, o parque, localizado no interior da cidade, se dedica ao olivoturismo e turismo rural, sendo uma alternativa diferenciada ao público que escolhe a Serra Gaúcha como destino.
Para a temporada de inverno foram implementadas algumas novidades , visando ampliar o leque de atrações do local. O Espaço Cultural, com mostras artísticas, aluguel de bicicletas e patinetes elétricos para explorar a extensa área do parque, além de novos pratos no cardápio da Trattoria, que sempre busca valorizar a culinária colonial e utiliza insumos da própria horta e estufa (abertos para visitação).
Localizado no topo do canyon Pedra Branca, na localidade de Linha Nova, região que recebeu os primeiros imigrantes e de onde se originou a cidade, hoje internacionalmente reconhecida, o Olivas de Gramado desfruta de uma paisagem sem igual. A vista panorâmica para o canyon e para o Vale para o Rio Caí possibilitam aos visitantes um pôr do sol inesquecível, que se torna ainda mais encantador com o Olivas Sunset, um momento com apresentações musicais – com DJ´s, sax beat, bandas – em um fim de tarde de reverência e contemplação.
Aos que preferem áreas mais silenciosas e menos badaladas, a dica é caminhar em meio ao pomar de oliveiras, percorrer as trilhas ecológicas, ou visitar a fazendinha com mini animais. Uma atividade muito comum praticada por quem está conhecendo o Olivas é o piquenique. O cliente escolhe uma das três opções de cestas oferecidas e pode levar seu kit (com toalha e lanches) para desfrutar em qualquer área do parque.
Novas atrações
Sempre buscando novas opções e atrações, o local inaugurou em maio deste ano o Espaço Cultural Olivas, como forma de incentivar a cultura, principalmente valorizar artistas que sejam da região. Atualmente o espaço recebe a mostra “A história através dos mapas”, que reúne mais de 25 mapas mundi e desenhos de prédios históricos, todos produzidos à mão pelo artista Giovanni Nejar Bocchi.
O que anda fazendo sucesso entre o público do parque são os passeios de bicicletas, scooter (para uma ou duas pessoas) e patinetes elétricos. Com eles o visitante escolhe, além do meio para o passeio, o tempo de duração, que pode ser de 20 a 60 minutos, podendo percorrer com mais agilidade algumas das atrações, ou mesmo aproveitar o local de uma forma diferente. As locações custam de R$ 60 a R$ 130.
Cardápio valoriza cozinha colonial
A gastronomia oferecida na Trattoria do Olivas de Gramado reverencia os primeiros imigrantes e colonizadores locais. São massas, carnes, risotos, saladas que tem como base as culinárias italiana, alemã e portuguesa. Entre as novidades para a temporada de inverno estão em destaque o filé à parmeggiana e risoto de cogumelos. Lanches como a polenta frita e as tábuas de frios estão entre os preferidos para entradas, ou mesmo durante o Olivas Sunset. Todos os insumos utilizados são “km zero”, quer dizer que muitos são produzidos localmente, na estufa e horta do parque, ou adquiridos de produtores vizinhos ao parque.