Aconteceu recentemente na Câmara de Vereadores de Gramado uma reunião que tratou do Projeto de Lei Ordinária 100/2023, que trata da criação de Sociedade de Economia Mista da Empresa Cine Embaixador. A proposição tramita no Legislativo gramadense e está atualmente na Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, também conhecida como Mérito.
Além dos vereadores que integram a Comissão, o presidente Rodrigo Paim (MDB) e o vice-presidente Professor Daniel (PT), participaram também os vereadores Neri da Farmácia (Progressistas) e Cícero Altreiter (MDB). Estiveram no encontro o secretário da Cultura, Ricardo Reginato, e três conselheiros do cinema: Leandro Cardoso, Alexandre Bezzi e Juarez Bordin.
O intuito da reunião foi os parlamentares entenderem melhor a proposta de gestão compartilhada entre poder público e iniciativa privada por meio da consolidação de uma empresa de economia mista para o cinema da cidade. Segundo o Executivo Municipal, proponente da matéria, a empresa Cine Embaixador é proprietária do imóvel conhecido como “Palácio dos Festivais”, o qual é um importante bem cultural e histórico municipal.
Se aprovado o PLO e os conselheiros optarem pela venda das ações, a Prefeitura adquire 50% das ações +1 para tornar-se majoritária e a empresa passa a ser de economia mista automaticamente.