Nesta quinta-feira, o vereador Alberi Dias esteve reunido com o Secretário de Assistência Social de Canela, Artur Pacheco, para conferir o andamento dos loteamentos populares que estão sendo construídos nos bairros Dante e São Lucas, e assentarão mais de 70 famílias que foram atingidas pela catástrofe ambiental que passou todo o Rio Grande do Sul e assolou algumas pessoas em nossa cidade.
Segundo informações passadas pelo secretário, o projeto Reviver no bairro Dante, conseguirá atender famílias, que residiam anteriormente na área da Pedreira no bairro Santa Marta, e que foram evacuadas pela situação de risco. Já no São Lucas serão famílias da área do lixão e de outras localidades atingidas.
Já o Recomeçar no bairro São Lucas tem 73 lotes já demarcados e com água já instalada pela CORSAN. O próximo passo segundo o Pacheco é terminar as instalações de luz junto a RGE, e após isso realizar um sorteio dos lotes para as 59 famílias que também tiveram que ser retiradas de suas residências pelos perigos causados pelas chuvas. O sorteio servirá apenas para determinar a localização de qual lote pertence a cada favorecido.
Como funcionará os loteamentos?
Para todos entenderem, os loteamentos serão obviamente organizados pela Prefeitura, em uma área que pertence ao Poder Público, e serão divididas prestações em 240 meses, ou seja, 20 anos, com valores baixíssimos pelo Poder Executivo para auxiliar toda a comunidade atingida.
Além disso, neste valor, que vai girar em torno de 88 mil reais com a casa pronta para as famílias, poderá ainda ter esse valor diminuído, já que neste montante estão o custo da casa, mão de obra, e tudo mais. Se porventura a famílias que está adquirindo o lote conseguir a mão de obra, ou os materiais, o seu custo junto ao Poder Público irá também diminuir, facilitando ainda mais toda esta situação.