Servidores da Secretaria do Meio Ambiente de Gramado participaram do II Congresso de Ornitologia das Américas, realizado entre os dias 1º e 4 de agosto no Expogramado. O evento reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais de todo o continente americano, que apresentaram e discutiram os avanços e desafios da ciência e da conservação das aves.
Os participantes realizaram visitas ao Parque Natural Municipal dos Pinheiros, um dos principais refúgios de biodiversidade do município, acompanhados de servidores da Secretaria do Meio Ambiente de Gramado, os quais compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre a avifauna local. Durante uma destas visitas foram empregados equipamentos de bioacústica como ferramenta para estudar e entender as variações sonoras emitidas pelas aves e como estes sons podem variar dentro da mesma espécie em diferentes regiões.
Também assistiram palestras sobre diversos temas relacionados à ornitologia como ecologia, comportamento e educação ambiental, com especial atenção ao Simpósio sobre psitacídeos como o papagaio-de-peito-roxo e papagaio-charão, cujas espécies estão ameaçadas de extinção e fazem parte da avifauna local. O conhecimento adquirido poderá ser utilizado em métodos e técnicas de preservação para contribuir com a proteção destes animais.
O congresso foi uma oportunidade de capacitação e atualização para os servidores, que puderam ampliar seus conhecimentos e estabelecer contato com profissionais da área. “O Congresso também serviu para divulgar o trabalho que a Secretaria do Meio Ambiente vem desenvolvendo em prol da conservação das aves e dos ambientes naturais de Gramado”, comenta a secretária Cristiane Bandeira.