Home NotíciasCâmara Municipal de CanelaVereador Rodrigo Rodrigues encaminha indicação ao Poder Executivo para instalação de contêineres de separação absoluta de resíduos em Canela

Vereador Rodrigo Rodrigues encaminha indicação ao Poder Executivo para instalação de contêineres de separação absoluta de resíduos em Canela

por Redação Onde.ir
Câmara Municipal de Vereadores de Canela

A Câmara de Vereadores de Canela aprovou e encaminhou ao Executivo Municipal uma indicação do vereador Rodrigo Rodrigues para a instalação de contêineres metálicos no modal de separador absoluto de resíduos sólidos em pontos estratégicos da cidade. A proposta busca incentivar a separação correta do lixo e promover um maior aproveitamento dos materiais recicláveis.

A iniciativa está alinhada com a Resolução nº 11/2025 do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), que institui a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos através do sistema de separador absoluto. Esse modelo prevê a segregação dos resíduos em seis categorias: papéis, plásticos, vidros, metais, orgânicos e rejeitos.

Em 2023, Canela aproveitava apenas 5% dos resíduos recicláveis recolhidos. Hoje com a Cooperativa de catadores o número cresceu, mas ainda sim reforça a necessidade de um programa de conscientização para a população e a instalação de espaços adequados para o descarte correto, justificado, também, pelo alto custo financeiro da Prefeitura Municipal com gastos diários de transporte de resíduos de Canela até o aterro sanitário em São Leopoldo.

Segundo o vereador Rodrigo Rodrigues, além de beneficiar os moradores, a estrutura bem sinalizada também ajudará a orientar turistas sobre a importância da separação dos resíduos.

A proposta prevê que a implantação dos contêineres seja de responsabilidade da Prefeitura Municipal e que a Administração possa incluir, também, essa estrutura no próximo processo licitatório da coleta de resíduos, caso considere adequado. Com essa medida, espera-se melhorar significativamente a eficiência da reciclagem no município, contribuindo para um ambiente mais sustentável e diminuindo o gasto público.

Veja também