A Secretaria da Educação de Gramado realizou no último sábado (12), a 2ª edição do Seminário Aprendendo em Rede, com parceria do Polo UAB Véra Grin. O evento aconteceu na Escola Municipal Mosés Bezzi, contando com a participação de todos os professores, supervisores, coordenadores e equipe gestora das escolas de Ensino Fundamental. O evento ‘Aprendendo em Rede 2025’ propôs espaços integradores para que profissionais da educação compartilhem boas práticas, socializem saberes, fazeres e afetos. O objetivo do evento foi apresentar as práticas exitosas em sala de aula, que são desenvolvidas pelo grupo de professores da rede municipal. A programação foi dividida entre oficinas, mostra de trabalhos, coffee break coletivo e seminários.
As oficinas tiveram caráter mais prático e foram ministradas por professores da rede que compartilharam com colegas suas experiências. Os facilitadores proporcionaram aos colegas um momento conjunto de construção do conhecimento. Já na Mostra de Projetos Escolares as instituições de ensino apresentaram, em forma de pôster, algum projeto que foi executado por um ou mais professores dentro da escola. Durante a capacitação, os pôsteres foram expostos nos corredores para serem apreciados pelo público. Cada professor deveria escolher três trabalhos para avaliar, por meio de um QR Code, disponibilizado no local da mostra.
Os seminários foram alocados em sete eixos temáticos, oficinas, mostra de trabalhos e seminários, também propostos pelos professores da rede. Dois seminários foram conduzidos por profissionais que não são professores da rede municipal: o defensor público Igor Menini e o professor universitário, Fernando Dewes.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Uma das temáticas abordadas, tanto nas oficinas, como na mostra de projetos e nos seminários, foi ‘Alfabetização e Letramento’. A escolha ocorreu devido ao compromisso firmado pelo município, por meio do Programa Criança Alfabetizada, que valoriza as boas práticas dos docentes da rede a fim de contribuir com a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. “Esse encontro entre nossos professores é sempre necessário, pois são momentos como esses que proporcionam a troca de vivências e a ampliação do conhecimento para que o professor trabalhe com seus alunos em sala de aula. Nossa rede é diferenciada, composta por profissionais competentes e engajados, preocupados com a aprendizagem dos estudantes”, avalia a secretária da Educação, Simone Tomazelli Andreis.