O hip hop é um movimento cultural que pode ser um grande aliado da saúde mental, contribuindo como ferramenta de transformação individual e coletiva. Em Canela, o projeto Hip Hop em Sintonia buscou, por meio da difusão artística de quatro dos cinco elementos do hip hop, ampliar a consciência de pertencimento de quem mora na periferia, a valorização da cultura hip hop e saúde mental de crianças e jovens. A iniciativa vem acontecendo desde março e fez sucesso no Bairro Santa Marta, em Canela.
Durante cinco meses aconteceram oficinas de slam poesia, breaking/danças urbanas e também grafite, além de uma oficina de saúde mental. O sarau de encerramento do projeto acontecerá no próximo domingo, dia 27, das 14 às 18 horas, no Ginásio Poliesportivo Carlos Alberto de Lima, no bairro Santa Marta, em Canela. Será gratuito e aberto a todos.
Durante o evento também ocorrerá exposição de desenhos, pinturas e fotos. Serão disponibilizadas à comunidade, ainda, atividades como corte de cabelo, pula pula, trancista e recreacionista, tudo sem custo. “Nestes meses de oficinas do Hip Hop em Sintonia a gente viu que o aprendizado e a diversão dançam juntos e é justamente esta união que pode fazer a diferença na vida das crianças e dos adolescentes”, conta a poeta Jess, uma das idealizadoras do projeto.
A ação está sendo realizada com recursos da Lei 14.399/2022 – da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Tem apoio do Cras Santa Marta, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Canela, apoio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e patrocínio de lanche do Condomínio Reserva da Serra.
Programação
14h: Pocket Show + sarau com palco aberto.
Participação especial do Rapper M
15h: Oficina Freestyle, com Elisa Schunck
15h50: Show de Breaking, com Flávio Cruz
16h: Batalha de poesia falada, lírica das ruas com participação especial do slammaster poeta Marginal
17h: Show com Lady Black
17h45: Show com Bernardo Jr.