A Secretaria do Meio Ambiente de Gramado (SMMA) recebeu novos equipamentos provenientes de um Termo de Compromisso Ambiental oriundo da compensação ambiental de um empreendimento licenciado ambientalmente a partir da exigência da apresentação do EIA/RIMA, junto à FEPAM. O recurso dessa medida deve ser aplicado em Unidade de Conservação no Estado do Rio Grande do Sul, como forma de compensar a sociedade e o meio ambiente como um todo, pelo uso autorizado de recursos naturais por empreendimento de significativo impacto ambiental, conforme determina a legislação ambiental vigente.
A SMMA, gestora da Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Natural Municipal dos Pinheiros, submeteu um Plano de Trabalho que foi avaliado pela Divisão de Unidades de Conservação e teve a proposta aprovada, recebendo materiais e equipamentos que totalizaram o valor de R$ 52.734,61, destinados pela Câmara Estadual de Compensação Ambiental (CECA) através do termo de compromisso ambiental firmado com o empreendimento, devidamente licenciado pela FEPAM.
Dentre os materiais recebidos estão um drone, cinco banners, cinco porta-banner tripé, uma tela para projeção com tripé, dez placas educativas, seis pilhas alcalinas e dois bebedouros de água. “Todos os itens são considerados essenciais para ampliação e aperfeiçoamento das ações de educação ambiental desenvolvidas no Parque dos Pinheiros. As placas orientativas, em especial, servirão para informar e alertar as pessoas dentro do contexto da proteção ambiental na Unidade de Conservação”, destaca a secretária do Meio Ambiente Cristiane Bandeira.