Uma noite de muita emoção para Marcélia Cartaxo! Nesta terça-feira, dia 19 de agosto, a atriz e diretora recebeu o Troféu Oscarito, premiação máxima do Festival de Cinema de Gramado concedida a personalidades e instituições que tenham relevante contribuição ao cinema brasileiro.
Conhecida por celebradas interpretações em filmes como “A Hora da Estrela”, baseado no romance de Clarice Lispector, “Madame Satã” e “Pacarrete”, seus 40 anos de carreira são marcados por sucessivas agraciações.
No currículo, Cartaxo acumula dois prêmios Grande Otelo, três Guaranis, dois Kikitos, quatro troféus Candango e um Urso de Prata como Melhor Atriz no Festival de Berlim, entre outros reconhecimentos.
Em seu discurso no Palácio dos Festivais, Márcelia Cartaxo relembrou o início no teatro, com apenas 12 anos de idade, e também o apoio da cineasta Suzana Amaral, que a introduziu no universo do cinema brasileiro. “Ela acreditou em mim, mesmo quando muitas pessoas diziam que eu não era uma atriz”, recordou.
Em quatro décadas de carreira, atravessou adversidades dentro da família, no trabalho e na convivência com pessoas, mas também encontrou alegria na interpretação de personagens intensos, com amor e sinceridade – e isso fez com que superasse tudo. “Eu não fiz esse trajeto sozinha. Tive muitos mestres, participei de muitos curtas, médias e longas-metragens e ajudei em produções. Isso fez com que me tornasse a atriz que sou hoje. Agradeço a esse público maravilhoso, que respeita, reconhece e se emociona com minha arte”, destacou.
Após a premiação, Marcélia Cartaxo foi recebida para um jantar em homenagem a sua obra no restaurante Don Milo, no resort Buona Vitta. Na ocasião, a atriz e diretora compartilhou o sentimento de gratidão pelo prêmio com seleto grupo de amigos, em uma noite marcada pelo amor ao cinema brasileiro.
Mais cedo nesta terça-feira, a Gramado Parks também realizou um almoço de homenagem a equipe de “Querido Mundo”, comédia dirigida por Miguel Falabella em parceria com Hsu Chien. O evento contou com a presença do renomado produtor Júlio Uchoa e parte dos responsáveis pela obra.
Disputando o Kikito na categoria de “Melhor longa-metragem”, o filme tem o humor como luz do fim do túnel e conta a história de personagens que sofrem com o peso do passado, mas se deparam com novas chances de recomeçar em meio ao inesperado. No elenco, nomes como Malu Galli, Eduardo Moscovis e Danielle Winits.
Com menu assinado pelo chef Arthur Cadmiel, ambos os eventos celebraram o cinema nacional, bem como o amor e a dedicação dos artistas brasileiros em trabalhos incríveis. “Nosso audiovisual é uma potência. Temos excelentes atores e produções, o que se comprova com importantes reconhecimentos que estamos conquistando nos últimos anos. Exemplo recente disso é o sucesso de Ainda Estou Aqui, que rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz para Fernanda Torres, e o Oscar de Melhor Filme Internacional”, destacou o CEO da Gramado Parks, Ronaldo Costa Beber.
Considerado um dos maiores grupos de entretenimento e hospitalidade do Brasil, a GPK vem realizando constantemente ações de promoção à cultura brasileira. “Somos um grupo que traz no DNA o entretenimento, e não existe entretenimento sem arte”, finaliza.