Nostalgia e emoção marcaram a exibição do filme “Por trás do pano”, na manhã de ontem, quarta-feira, no cineminha do Museu do Festival de Cinema de Gramado.
A história do longa de 1999 protagonizado por Denise Fraga, Luís Miguel e grande elenco, gira entorno da relação de Helena, uma jovem atriz escalada para interpretar Lady Macbeth no teatro, e seu diretor Sérgio. Entre desafios e inseguranças, ela vai desabrochando e encontrando seu espaço no competitivo meio artístico.
Presente na sessão, Denise Fraga – que está em Gramado para exibir seu mais novo filme “Sonhar com Leões”, no Festival de Cinema – falou sobre a emoção de se rever na obra 26 anos depois.
Questionada sobre as diferenças entre a jovem atriz que fez “Por trás do pano” para a mulher dos dias de hoje, com tantos papeis, prêmios e uma carreira de sucesso, ela destacou a inquietação como um traço que permanece. “A Helena tem um tanto de mim com os seus “o que eu acho”, “o que eu penso”. Parece até que o Luiz já me conhecia quando escreveu”, disse se referindo ao marido, o escritor e diretor Luiz Villaça, que conheceu durante o trabalho.
A atriz mencionou, ainda, as coincidências entre a trama e a relação com o esposo. “Temos o teatro e o cinema misturados na nossa vida. É como se fosse um filme premonitório das nossas trajetórias, do que a gente iria fazer isso”.
Em vários momentos da exibição, Denise Fraga se emocionou com as interpretações. No final, ela falou sobre como uma pessoa jovem e inexperiente pode transformar outra que acha que já ganhou o mundo, está cansada e letárgica. “Tem um brilho nessa personagem cheia de vontade frente aquele homem, e isso acaba fazendo uma transformação na vida dele”, diz , e finaliza: “Vi frases do filme que eu não lembrava mais e que fizeram muito sentido para mim, sobre como se reavivar sempre”.
Administradora do Palácio do Kikito, conhecido também como Museu do Festival de Cinema de Gramado desde 2016, a Gramado Parks tem entre os seus propósitos promover a cultura, o cinema, a educação e o esporte, criando espaços de interação e aprendizado para todas as idades.
O Grupo entende que é preciso atuar em várias frentes para que esses pilares sejam valorizados. “É um trabalho que vem sendo construído, e de forma sólida”, explica o CEO da GPK, Ronaldo Costa Beber, que completa: “Há alguns anos que apoiamos ações culturais locais, patrocinamos e preparamos atletas e artistas, estruturamos o setor artístico dos nossos parques e realizamos diferentes ativações culturais”.
O executivo salienta, ainda, que o objetivo da Gramado Parks é investir cada vez mais nessas áreas, contribuindo, para o desenvolvimento da sociedade como um todo.