O primeiro final de semana de setembro foi de temperaturas baixas e movimentação intensa em Gramado. A cidade recebe até o dia 28, a 2ª edição do Festival Gaúchos, que iniciou na última sexta-feira (5), e já nos primeiros dias contou com grande movimentação em todas as atividades. Realizado pelo Instituto RSNASCE, o festival celebra a história, cultura e tradição gaúchas através de shows, gastronomia e atividades culturais gratuitas em diferentes pontos da cidade.
Quem abriu a programação do palco principal na Rua Coberta foram Os Fagundes, que animaram o público com seus sucessos, além de clássicos da música regional. Já no sábado foi a vez do evento celebrar e reverenciar um dos mais importantes movimentos musicais da cultura rio-grandense: a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, com o Quinteto da Canção Nativa. Entre as canções apresentadas ‘Não Podemo se Entregá pros Home’, ‘Esquilador’, ‘Guri’ e ‘Desgarrados’, que o público entoou em conjunto. Uma segunda noite de Tributo à Califórnia acontece dia 27 de setembro, com João de Almeida Neto.
Baile do Borges colocou turistas para dançar na avenida
O Baile do Borges, novidade desta edição, reuniu aproximadamente 50 casais de peões e prendas, que surpreenderam o público que circulava pela Av. Borges de Medeiros no domingo. Às 11h e às 16h eles se posicionaram com seus pares na quadra em frente ao Palácio dos Festivais e apresentaram danças tradicionais gaúchas, encantando quem assistiu a atividade. Ao final, os casais desfizeram seus pares tirando o público para dançar junto, transformando a avenida em um grande baile a céu aberto. Novas edições do Baile do Borges acontecem aos sábados e domingos, até 28 de setembro, sempre às 11h e às 16h.
A programação diária está disponível em www.festivalgauchos.com.br.
Abertura oficial, dia 12, terá autoridades do Estado e apresentação do espetáculo ‘Gaúchos’
Para marcar oficialmente o início do evento, acontece na próxima sexta-feira (12), às 19h30 na Rua Coberta, a cerimônia de abertura do festival. A mestre de cerimônias da ocasião será a jornalista e cantora Shana Müller, e são esperadas autoridades como o governador Eduardo Leite, o Secretário de Turismo, Ronaldo Santini, e o Secretário de Comunicação e gramadense, Caio Tomazeli, além de autoridades de Gramado e região.
A noite ainda será marcada pela apresentação do exclusivo espetáculo “Gaúchos”, que vai unir música, dança, teatro e história com mais de 50 artistas envolvidos. O show terá participação da camerata da Orquestra Sinfônica de Gramado e do Grupo de Dança Cadica, de Porto Alegre. Quem assina a criação artística é a Darte Entretenimento. A cerimônia é aberta ao público.
Marcos Livi e Marcelo Bolinha são os próximos convidados do assado
Também recebendo atividades da programação do Festival Gaúchos, o Piquete do Lago, localizado no Lago Joaquina Rita Bier, tem entre os destaques o assado de cordeiro, promovido aos sábados e domingos do evento, sempre contando com um chef ou assador convidado. No próximo final de semana o ‘Cordeiraço’ será comandado por Marcos Livi, dia 13, e Marcelo Bolinha, dia 14. O assado inicia às 10h e ao final, às 15h, o convidado participa do Papo de Churras, onde revela algumas dicas de preparo ao público presente, que também pode degustar o assado do dia.
Para o público infantil o local tem programação especial aos sábados e domingos, às 15h, com o Piazada. São atividades como contação de histórias e recreação voltada à temática gaúcha, que inclui brincadeiras como a famosa vaca-parada. No sábado, às 13h, o Piquete recebe o show da dupla Jonas & Daniel.
Concurso Dança Rio Grande irá reunir 49 grupos de todo o estado
Em seu primeiro ano, uma das atrações do Festival Gaúchos que fez a Rua Coberta de Gramado vibrar foi o Dança Rio Grande. E este ano não será diferente. Nos dias 13 e 14 de setembro estão programadas 49 apresentações na segunda edição da competição de danças folclóricas tradicionais, organizada pelo O Mundo do CTG.
As apresentações são divididas em Mirim, Juvenil, Adulto e Veterano, com a participação de invernadas de todo o estado, que disputam mais de R$ 50 mil em premiações, entregues aos cinco melhores de cada categoria.
O público poderá conferir, sem custo, todas as performances dos grupos, que acontecem no palco instalado na Rua Coberta. Cada inscrito terá que apresentar três danças de livre escolha, tendo como base o Regulamento Artístico do MTG.
No dia 13, a partir das 9h, se apresentam os 11 grupos inscritos na categoria Mirim, às 15h começam as exibições dos 16 grupos da categoria Juvenil. Já no domingo, dia 14, são oito apresentações na categoria veterana, iniciando às 9h, e a categoria adulto, com 14 grupos, encerra o concurso, com performances a partir das 14h.
Os vencedores serão anunciados no sábado (13) e no domingo (14) ao final das apresentações.