Nos dias 2 e 3 de outubro foi realizado o encontro “Nova Petrópolis, Cidade Educadora: Qual é o seu papel nessa construção”, promovido pelas secretarias de Turismo e Cultura, Educação e Desporto e Agricultura e Meio Ambiente. A ação visa sensibilizar a gestão pública e a comunidade sobre a responsabilidade compartilhada na construção de uma Cidade Educadora, onde a educação é vista como um tema integrador, estratégico e fundamental para o desenvolvimento humano e social.
O momento trouxe a sensibilização como fase da pesquisa “Turismo essencialmente pedagógico, Cidades Educadoras e Hospitalidade”, coordenada pelas professoras Drª. Francielle de Lima (UNIPAMPA) e Drª. Luciane Todeschini Ferreira (UCS). O ciclo de palestras foi organizado para contemplar diferentes públicos, na tarde de 2 de outubro participaram autoridades e diretores das escolas municipais, na noite de 2 de outubro o encontro recebeu a comunidade em geral e na manhã do dia 3 de outubro foi a vez dos supervisores escolares da rede municipal.
“O evento é uma grande oportunidade para enaltecer e compreender a participação comunitária, onde todos são colaboradores cooperando para a construção de uma cidade acolhedora, hospitaleira e potente”, relata a Secretária de Educação e Desporto, Caroline Andréia Kehl Matter.
O conceito de Cidade Educadora vai além da educação formal, entendendo que a aprendizagem acontece em todos os espaços urbanos e envolve toda a comunidade. Trata-se de uma cidade que promove o desenvolvimento humano, social e cultural, tornando a educação uma prioridade transversal em suas políticas públicas. Nesse contexto, o turismo que é essencialmente pedagógico fortalece essa abordagem, uma vez que pode promover experiências educativas, culturais e sociais para moradores e visitantes. Por meio do turismo, é possível valorizar o patrimônio histórico, cultural e natural, tornando-o acessível e significativo como fonte de aprendizado.