A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Educação, realizou uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da educação antirracista durante a Semana Afro-Indígena. A programação envolveu toda a rede municipal de ensino e também a comunidade, com debates, palestras e apresentações culturais que valorizaram as culturas afro-brasileira e incentivaram o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais.
A abertura oficial da semana aconteceu na terça-feira (18), no Expogramado, com a palestra “A escola e o direito de ser: enfrentando as desigualdades étnico-raciais com educação e justiça”, ministrada pelo Defensor Público Igor Menini. A atividade reuniu educadores, estudantes e gestores em um momento de reflexão e aprendizado.
Na quarta-feira (19), a programação seguiu no auditório da Escola Senador Salgado Filho. A professora Leandra Magali de Barros conduziu a saudação “Funga Alafia”, de origem africana, tradicional do povo Yorubá. Em seguida, o painel “Educando para Equidade: Caminhos e possibilidades”, com Fernanda Duarte de Oliveira, destacou a importância do combate ao racismo desde a infância e a busca contínua por igualdade de oportunidades. A estudante Késia Araújo Rodrigues apresentou uma releitura do livro “A Lanceirinha”, trazendo uma perspectiva jovem sobre a resistência negra.
O painel “Presença Afro-Indígena em Gramado: histórias, invisibilidades e trajetórias de afirmação”, com Paulo Sérgio da Silva, encerrou a programação com um relato pessoal e histórico sobre as origens da região e os desafios enfrentados por povos invisibilizados ao longo do tempo.