O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), com o apoio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, promoveu na semana passada, capacitações sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia) e sobre a nova FICAI 4.0, plataforma digital que tem como objetivo tornar mais efetivas as ações para garantir o direito de acesso, permanência e aprendizagem de crianças e adolescentes na escola. As atividades envolveram conselheiros tutelares e profissionais da rede de proteção de Gramado.
As capacitações tiveram como objetivo qualificar os registros, aprimorar os fluxos de atendimento e fortalecer a integração entre os órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos. “É uma forma de garantir mais precisão, agilidade e segurança nas informações relacionadas a crianças e adolescentes do município”, avalia o servidor Luciano Sthal, presidente do COMDICA, lembrando que as atualizações reforçam o compromisso do conselho com a implementação de políticas públicas eficazes e com a construção de um sistema de proteção cada vez mais qualificado, integrado e orientado por dados confiáveis.
Conforme o secretário de Cidadania e Assistência Social, Ilton Gomes, as formações elevam o padrão do atendimento nos serviços prestados. “Nossa missão é capacitar continuamente o Conselho Tutelar e toda a rede de proteção, para que Gramado se torne referência regional na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, destaca Gomes.