A Prefeitura de Gramado realiza, na próxima terça-feira (03), às 14h, no auditório da Prefeitura, uma Audiência Pública para apresentar e discutir o Projeto Urbanístico Relevante (PUR) – Nova Centralidade Norte. A proposta integra o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e trata do Plano de Ocupação Parcial voltado à expansão urbana na região do Mato Queimado.
A Nova Centralidade surge como uma estratégia de desenvolvimento sustentável, baseada na ocupação racional do território e na organização conjunta de interesses públicos e privados. O projeto se desenvolve a partir de cinco eixos estruturadores que são:
• Sustentabilidade Ambiental;
• Mobilidade e Conectividade;
• Atratividade e Desenvolvimento Econômico;
• Equidade e Qualidade de Vida;
• Gestão e Monitoramento.
A iniciativa tem como objetivo promover o crescimento equilibrado da cidade, conciliando urbanização e preservação ambiental, criando um novo bairro completo, com moradia, comércio, serviços, áreas verdes e espaços públicos planejados, além de propor equipamentos estruturantes e áreas de inovação que impulsionem a diversificação da matriz economica, como um complexo clínico-hospitalar.
“A audiência pública é um momento fundamental para receber contribuições, apresentar o projeto de forma transparente e ouvir a opinião da comunidade”, destaca a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira.
“Na prática, uma nova centralidade tem a função de tirar pressão do atual centro da cidade, melhorando a qualidade de vida de quem aqui reside, além de garantir que o crescimento aconteça de forma equilibrada, sustentável e com benefícios reais para a comunidade”, destaca o secretário de Planejamento, Urbanismo e Parcerias Estratégicas, Rafael Bazzan.