Um encontro entre o tempo, pertencimento e a alma da cidade, conectando tradição, modernidade e a essência do empreendedorismo local, ganha destaque na 4ª edição do Livro Gramado. A obra, produzida pelo premiado fotógrafo e editor de livros Leonid Streliaev, tem lançamento programado para julho de 2026.
Com tiragem recorde de 10.000 exemplares, o novo Livro Gramado contará com textos de Luis Fernando Verissimo, imagens de Leonid Streliaev e depoimentos de nomes expressivos ligados a Gramado. “Num resgate da identidade cultural, humana e do espírito inovador de sua gente, a publicação retratará as heranças preservadas que fizeram a cidade se tornar a potência que é hoje. Os vínculos com a ancestralidade, a integração com a natureza, o frio, as montanhas, os empreendedores e a consciência ambiental são atributos que também estarão presentes na obra”, explica Streliaev.
A obra revelará a diversidade dos espaços culturais, turísticos e humanos que fazem de Gramado a maior pequena cidade do Brasil. “Gramado foi construída em cima do que eles fincaram no chão. A colônia foi a raiz”, já dizia Luis Fernando Verissimo.
Além de valorizar a tradição e raízes coloniais, o Livro Gramado apresentará a cidade pulsante, sua gente, gastronomia, qualidade de vida, arquitetura, hospitalidade, belezas e atrativos. “Paisagens naturais e paisagens construídas – será mostrado o estilo arquitetônico ainda preservado sem ter deixado a inovação de lado. A arquitetura tem papel fundamental na memória e identidade de Gramado, além de outros ativos como o bem-receber, o acolhimento e a educação da sua gente”, relata Streliaev.
A edição anterior do Livro Gramado recebeu ‘OURO’ no Prêmio Colunistas, a mais importante premiação de marketing do Brasil. “Esta nova edição será uma eficaz ferramenta de promoção, divulgação e atração de investimentos para a cidade que hoje tem visibilidade mundial. O livro é uma lembrança perene, repousando para sempre nas melhores mesas”, ressalta Streliaev.