Home NotíciasGramado RS51º Festival de Cinema de Gramado – 15 de agosto, terça-feira

51º Festival de Cinema de Gramado – 15 de agosto, terça-feira

por Redação Onde.ir
Pressphoto

É com imenso pesar que a organização do Festival de Cinema de Gramado informa que a atriz Léa Garcia faleceu na madrugada de hoje (15) em Gramado. A atriz receberia o troféu Oscarito na noite de hoje, ao lado de Laura Cardoso. De acordo com o Hospital Arcanjo São Miguel, a causa da morte foi um infarto agudo do miocárdio.

Dona Léa Garcia havia chegado a Gramado no último sábado (12) acompanhada do filho, Marcelo Garcia. A atriz circulava diariamente pelo evento, onde acompanhou diversas sessões no Palácio dos Festivais. Em uma de suas passagens pelo tapete vermelho, a atriz afirmou ao portal Acontece Gramado ter “um enorme prazer em estar mais uma vez em Gramado. Esse calor, essa receptividade com a qual a cidade nos recebe. Aqui tem um leve sabor de chocolate no ar. Obrigado a todos que fazem o festival, que participam e que concorrem. Aqui me sinto sempre prestigiada”.

Nota completa em: https://festivaldegramado.net/nota-de-pesar-falecimento-da-atriz-lea-garcia/

Alterações na programação de hoje

A organização do Festival de Gramado anuncia alterações na programação de hoje (15). A coletiva de imprensa com Léa Garcia e Laura Cardoso, originalmente programada para às 14h, está cancelada. De mesmo modo, a homenagem que seria entregue às duas será reagendada dentro da programação do evento. A exibição dos filmes “Ela mora logo ali” , de Fabiano Barros e Rafael Rogante, “O barulho da noite”, de Eva Pereira, “Remendo”, de Roger Ghil e “Da porta pra fora”, de Thiago Foresti, seguem mantidas.

Mais nomes na Calçada da Fama

Acumulando diversas participações no Festival de Gramado, o ator Matheus Nachtergaele eternizou sua presença na 51ª edição marcando suas mãos na Calçada da Fama. Ele passou pelo Tapete Vermelho na noite de segunda-feira (14), com a equipe do filme “Mais Pesado é o Céu”.

Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini, elenco do “Uma Família Feliz” com exibição na noite de quarta-feira (16), também irão deixar suas marcas na Calçada da Fama de Gramado.

Debates são momentos de troca entre equipe dos filmes, jornalistas e público

A manhã de debates dos filmes em competição exibidos na segunda-feira foi novamente de sala cheia e muita troca entre equipe das produções , jornalistas e  público. O curta-metragem baiano, “Jussara” e o curta gaúcho “Sabão Líquido” abriram o encontro com curiosidades sobre seus roteiros.

Em seguida foi a vez do longa “Mais Pesado é o Céu”, dirigido por Petrus Cariry, que afirmou que o filme apresenta em tela a forma como ele via o Brasil na época da gravação, que aconteceu antes da pandemia. Matheus Nachtergaele, falou sobre a construção de Antônio, seu personagem, e que o filme “é pesado, tenso, mas muito bonito, e a cada momento novas perspectivas se abrem”.

Os debates são abertos ao público geral e acontecem sempre na manhã seguinte à exibição dos filmes, a partir das 10h, na Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328 – Centro).

ACONTECEU NO FESTIVAL

Audiência Pública – O Novo Tempo para o Audiovisual do RS e do Brasil

O Novo Tempo para o Audiovisual do RS e do Brasil – financiamento, perspectivas e desafios foi o tema da audiência pública na Câmara de Vereadores de Gramado na tarde de ontem (14). O encontro foi conduzido pela deputada estadual Sofia Cavedon e teve presenças de Rosa Helena Volk, presidente do Gramadotur, e Sofia Ferreira, diretora do Instituto Estadual de Cinema do RS (IECINE).

Ricardo Bertolucci Reginato, Secretário da Cultura de Gramado, comentou sobre o papel desempenhado pela Gramado Film Commission e Educavídeo para alavancar os realizadores gramadenses na evolução técnica, um impacto que extrapola os limites da cidade e transborda para o Estado inteiro. Oportunidades como essa que se abrem, potencializadas por meio de medidas como o Pronatec, precisam ser capitalizadas para aproximar o Rio Grande do Sul, ainda num distante 3º lugar, de Rio de Janeiro e São Paulo no número de produções audiovisuais, defendeu a deputada.

Coordenadora do Escritório Estadual do RS do Ministério da Cultura, Mariana Martinez lembrou que esses objetivos estão começando a ser desenhados a partir da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura: são 488 os municípios gaúchos que estão habilitados e podem abrir editais para disseminar e descentralizar a produção dos grandes centros.

Outro importante tópico levantado durante a audiência pública trata da regulamentação para o streaming – um formato de exibição ainda defasado na legislação brasileira. Beto Rodrigues é presidente da Fundação Cinema RS e manifestou sua preocupação em como é possível que as plataformas sejam integradas e cumpram as mesmas taxações e leis que são impostas aos tradicionais meios na produção de obras audiovisuais, algo que não acontece no cenário atual. Esse alerta já é de ciência do Congresso Nacional, que conta com projetos em trâmite sobre o assunto: a pauta também deve ser levada ao plenário da Assembleia Legislativa gaúcha pela deputada Sofia Cavedon.

A sessão pode ser conferida na TV da Assembleia Legislativa no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=JaExImo-fB0.

PROGRAMAÇÃO

15 DE AGOSTO DE 2023 (TERÇA-FEIRA)

14h| CONEXÕES GRAMADO FILM MARKET
Painel: Panorama audiovisual brasileiro, ( SAV – MinC ) * e ALEX BRAGA

14h | Palácio dos Festivais

Mostra competitiva

Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre, de Boca Migotto, 107’

15h| CONEXÕES GRAMADO FILM MARKET
Painel: BRICS e audiovisual na indústria criativa russa, MARGARIDA STUMPF, ZHANNA SHAKHSHAEVA e JULIA PERINO NEVES

16h | SALA DE DEBATES: Debates Mostra de Longas-Metragens Gaúchos

16h| CONEXÕES GRAMADO FILM MARKET
Painel: Streaming & regulação de VOD, DEBORA IVANOV, DEYDRID KAEFER (Box Brasil Play), FABIO BARCELOS (Ancine) e VERA ZAVERUCHA

17h | ABERTURA DO TAPETE VERMELHO

17h30 | Palácio dos Festivais

Mostra competitiva

Ela mora logo ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante, 16’

O barulho da noite, de Eva Pereira Intervalo, 80’

INTERVALO

Mostra competitiva
Remendo, de Roger Ghill, 20’
Da Porta pra Fora, de Thiago Foresti, 84’

16 DE AGOSTO DE 2023 (QUARTA-FEIRA)

8h30| Palácio dos Festivais | Reprise | O barulho da noite, de Eva Pereira Intervalo, 80’
9h| CONEXÕES GRAMADO FILM MARKET
Conexões diretas: Amazon, Bandplay, Circular Media, Encripta, Netflix, Paramount, Woohoo

10h | SALA DE DEBATES: Debates dos filmes sem competição na noite anterior

14h | Palácio dos Festivais
Mostra competitiva
O acidente, de Bruno Carboni, 95’

15h| CONEXÕES GRAMADO FILM MARKET
Painel: Pesquisa e desenvolvimento: uso de dados na construção de conteúdos, com Fernando Cabral (Zordon Analytics)

16h | SALA DE DEBATES: Debates Mostra de Longas-Metragens Gaúchos

16h| CONEXÕES GRAMADO FILM MARKET
Painel: Cinema, televisão e plataformas: exibição de conteúdo, com Luiz Bannitz (Encripta) e Simone Oliveira (Globo Filmes)

17h | ABERTURA DO TAPETE VERMELHO

17h30 | Palácio dos Festivais

Mostra competitiva

Pássaro memória, de Leonardo Martinelli, 14’45

Uma família feliz, de José Eduardo Belmonte, 115’

INTERVALO

Casa de bonecas, de George Pedrosa, 15’

Roberto Farias – memórias de um cineasta, de Marise Farias, 92’

Veja também