A manhã de quarta-feira, 14 de janeiro, marcou um passo importante para o monitoramento climático em Nova Petrópolis. Em ato oficial, o Município e a Associação Esportiva Cultural e Recreativa Juvenil, da Linha Temerária, assinaram o termo de cessão de uso precário de bem imóvel, formalizando a instalação de uma estação meteorológica na localidade.
A assinatura do documento contou com a presença do prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; do secretário Municipal de Administração, Paulo Marcos Schwantz, e do presidente da Associação Juvenil, Ceser Fernando Schatz. Pelo acordo, a entidade cede, de forma gratuita, uma área de terras na Linha Temerária para o abrigo dos equipamentos pelos próximos cinco anos.
A estrutura será composta por tecnologia de ponta para o monitoramento agrícola e climático. O conjunto inclui um agrosensor com suporte, estação meteorológica ultrassônica em miniatura, sensores de umidade, temperatura e condutividade elétrica (EC) do solo, além de sensor de molhamento foliar, pluviômetro solar e sistema de nobreak para garantir o funcionamento contínuo.