quarta-feira, 17 jul 2024
InícioNotíciasCanela RSAlunos da Educação Infantil de Canela retornam às aulas

Alunos da Educação Infantil de Canela retornam às aulas

As férias chegaram ao fim para as crianças da rede municipal de Canela. Nesta segunda-feira (5), cerca de 800 pequenos, com idades entre 0 e 5 anos, retornaram às salas de aula. Nas oito Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), equipes prepararam atividades especiais para receber os alunos e marcar o início do ano letivo.

Segundo a secretária da Educação, Janete da Silva Santos, o retorno às aulas é um momento crucial para pais, alunos e escolas. “Estamos todos muito felizes e empolgados com o ano letivo que se inicia. É fundamental proporcionar um ambiente lúdico, saudável e estimulante para o desenvolvimento ideal das crianças”, enfatiza.

A rede de educação infantil de Canela é composta por oito escolas municipais, um educandário de gestão compartilhada e dez escolas terceirizadas, totalizando 2409 crianças matriculadas na modalidade de educação infantil.

Com o retorno às aulas, a administração municipal reafirma o compromisso com a educação e o bem-estar das crianças, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e desenvolvimento integral.

LISTA DE ESPERA
A Secretaria de Educação de Canela reforça seu compromisso com a transparência e eficiência no processo de matrículas para a educação infantil. Cumprindo integralmente o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, o município assegura a viabilização da matrícula em escola de educação infantil para todos os inscritos na listagem oficial.

Desde 05/08/2019, a inscrição dos candidatos na lista de espera pode ser realizada de forma online, através do site da Prefeitura Municipal de Canela, no endereço: canela.rs.gov.br. Na aba “Lista de Espera Educação Infantil”, os responsáveis podem efetuar a inscrição, realizar alterações de escola, renovar a inscrição, desistir da vaga e consultar a lista de espera.

Para aqueles que necessitam de assistência, o atendimento presencial está disponível na Secretaria de Educação, localizada na rua Borges de Medeiros, 926.

As modalidades atendidas na educação infantil incluem Berçário 1 (0 a 1 ano), Berçário II (1 a 2 anos), Maternal (2 a 3 anos), Maternal II (3 a 4 anos), Pré I (4 a 5 anos) e Pré II (5 a 5 anos e 11 meses).

Em dezembro de 2023, haviam 990 crianças inscritas na fila de espera, das quais 611 foram chamadas até 5 de fevereiro deste ano, a lista de espera ainda está em movimentação.

ENSINO FUNDAMENTAL
O aguardado retorno às atividades escolares para os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de em Canela está marcado para o dia 19 de fevereiro. Cerca de 3200 estudantes, distribuídos em 14 instituições de ensino, se preparam para retomar sua rotina.

Nesta semana, a Secretaria de Educação está convocando os inscritos no primeiro ano do turno integral para efetuarem suas matrículas. Em caso de qualquer estudante não ser contemplado, os responsáveis são orientados a procurar a Secretaria de Educação para buscar soluções alternativas.

A secretária Janete esclarece que a obtenção da vaga segue três critérios principais: primeiro, considera-se o zoneamento, garantindo que os alunos estejam próximos às escolas; segundo, dá-se prioridade aos alunos provenientes da rede infantil pública municipal; e terceiro, é levado em conta se o aluno já possui irmãos matriculados na escola, priorizando a manutenção da unidade familiar no ambiente escolar.

No dia 14 de fevereiro, a partir das 18h30, no Teatro Municipal acontece a abertura do ano letivo 2024, um encontro com todos os servidores da rede municipal de ensino. Na ocasião, Beatriz Peruffo, fará uma palestra “Acolhimento – Cuidar de Mim”, destacando o aumento da autoestima e autoconhecimento, dentro outros temas.

Fonte|Foto: Prefeitura Municipal de Canela |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque