A reunião-almoço da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Canela nesta quarta-feira (13), foi uma das mais concorridas dos últimos anos. Mais de 200 empresários participaram do encontro realizado no Grande Hotel, que teve as apresentações do diretor da Novalternativa Incorporadora, Fernando Bassani, e da CEO do Pompéia Ecossistema de Saúde, Lara Vieira.
Bassani começou sua explanação historiando a parceria com o Pompéia, cujo contrato foi assinado em 2023. Falou que as obras começaram há 90 dias, sendo que os primeiros 60 foram para a movimentação de rochas, e os últimos 30 para as obras civis. Hoje, a empresa contratada está trabalhando na execução de laje. “No início de 2027 entregaremos todos os pavimentos para os testes técnicos do Pompéia”, detalhou.
Lara Vieira destacou que o Pompéia Ecossistema de Saúde é, hoje, referência para 48 municípios da Serra. E chamou a atenção para a importância do turismo de saúde, que deve movimentar no Brasil US$ 3 bilhões até 2027. Citou que de 7 em cada 10 operados no Pompéia em Caxias do Sul vêm de outros Estados. “Queremos ser, também, o suporte da hotelaria de Canela e Gramado”, afirmou Lara.
O complexo hospitalar terá uma área de 16,2 mil metros quadrados e atenderá procedimentos de média e alta complexidade, através de um corpo médico estruturado pelo Pompéia, que possui uma tradição de 112 anos na área da saúde. Recentemente, a instituição entrou na lista dos melhores hospitais do mundo, de acordo com a revista norte-americana Newsweek, sendo o terceiro melhor do Rio Grande do Sul e o melhor da Serra Gaúcha.
O novo hospital terá 45 leitos privativos e 30 semi-privativos. Contará com 10 leitos de UTI, 6 salas para cirurgias, 10 salas de quimioterapia, 4 salas de ultrassom e 2 salas de raio X, além de salas de ressonância, tomografia e mamografia. Tudo isso distribuído em sete pavimentos.
O Pompéia Pryme ficará dentro de uma área maior chamada de Serra Life, que será um bairro modelo de Canela. Nele serão construídos um Hotel Spa, um Senior Living (residência de longa permanência para idosos), além de edifícios residenciais e uma escola.