Gramado deu um passo importante para a causa animal nesta terça-feira (29), com a assinatura, pelo prefeito Nestor Tissot, do termo de início das obras do Centro de Bem-Estar Animal. O complexo, que promete ser um marco no cuidado com os animais no município, terá um investimento total de R$ 4.115.000,00. Desse valor, R$ 1.049.325,00 são provenientes do Ministério Público, e o restante será custeado com recursos da Secretaria da Saúde. As obras estão programadas para iniciar na próxima semana.
O Centro de Bem-Estar Animal será construído em uma ampla área de aproximadamente 1,8 hectares no bairro Floresta. Ele abrigará um canil, gatil, clínica veterinária e um espaço administrativo. A proposta é oferecer aos animais não apenas abrigo, mas também um amplo espaço para recreação e prática de atividades físicas. “Mesmo com os investimentos significativos para a recuperação do município após as chuvas do ano passado, continuamos destinando recursos para obras essenciais de infraestrutura na educação, esporte, cultura e, claro, na saúde, tanto a dos nossos munícipes quanto a dos nossos animaizinhos”, destacou o prefeito Nestor Tissot.
A estrutura contará com sala de atendimento, sala de cirurgias, isolamento, espaço do adotante e uma recepção moderna. O secretário da Saúde, Jeferson Moschen, expressou sua satisfação com o projeto. “Depois de respeitar todas as licenças ambientais e quesitos legais, estamos tirando este projeto do papel com muita alegria. É um desejo antigo da comunidade e um avanço significativo para a proteção e o cuidado dos animais”, afirma.