Como já é tradição, o Natal Luz de Gramado oferece vasta programação gratuita, permitindo que moradores e turistas assistam a uma grande diversidade de shows, de gêneros artísticos diversos durante todo o período do evento. Serão mais de 260 apresentações, entre dança, teatro e música, a custo zero.
Um grupo variado de talentos, especialmente locais – cerca de 90% dos mais de 150 artistas são de Gramado e Canela –, ocupa o palco da Rua Coberta e a Vila de Natal, com exibições que podem chegar a quatro vezes num dia, como nos sábados e domingos, começando já pela manhã. A ocupação das cadeiras é por ordem de chegada, mas também é possível acompanhar as performances de pé e dos restaurantes do local.
Normalmente, os horários de shows gratuitos, nos finais de semana, são 11h, 16h e 18h, culminando sempre com o Acendimento das Luzes, todos os dias às 20h, na Rua dos Arcos (Av. das Hortênsias – Centro).
No menu de atrações, nos meses de outubro e novembro, destacam-se: O Primeiro Natal (teatro), Orquestra de Violões de Gramado, O Encanto Mágico de Natal (teatro), Christmas Academy (teatro), Ataliba (música), A Boneca Encantada (teatro), Candy Bellotto (música), Vozes de Gramado (música), O Natal de Anelise (teatro), Show de Mágica, Jazz Cinnamon (música), A Origem do Natal e Contos de Natal (teatro), Flocos e o Mistério de Natal (teatro), Miguel Leal (música), Astrid Godoi (música), Swing and Bells (música), O Destino Radiante do Nariz Brilhante (teatro), Alexandre Borges (música), Natal Gaúcho (música tradicionalista), Evandro Martins (música), Agelos (música), Pepeu Gonçalves (música), As Vozes de Natal (música), As Confeiteiras (teatro), Felipe Moschem (música), Orquestra Dedilharcos, Maj Duet (música), Coral Jaspe Pelotas, O Menino que Encontrou o Natal (teatro), Samba Natal, Orquestra Jovem, Oly, Despertando a Magia da Bondade (teatro) e Orquestra Municipal de Brochier.
Todos ganham
Segundo a Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo Natal Luz, o público majoritário das atrações é de turistas. Só no ano passado, no período das festas, 2,5 milhões de pessoas passaram pela cidade, prestigiando não só o Natal Luz em si, mas movimentando a economia local, restaurantes, comércio (incluindo a feira de artesanato da Vila de Natal), hotéis e parques.
A presidente da autarquia, Rosa Helena Volk, já comemora o sucesso do evento, que tem tido excelente público nas suas primeiras semanas. Ela reforça ser esse “um Natal Luz de retomada”, tendo em vista a dramática situação vivida pelo estado durante as chuvas de maio: “estamos de portas e braços abertos, para receber a todos que querem ser contagiados pelo espírito de esperança típico dessa época, especialmente num ano tão desafiador para nós gaúchos”.
Rosa Helena também festeja o círculo virtuoso que se forma em torno da iniciativa, que vem amadurecendo ao longo dos seus 39 anos. “Conseguimos promover um universo que beneficia muitas frentes, uma vez que damos amplo espaço para nossos talentos locais, brindamos moradores e turistas com o que há de melhor em termos de arte e cultura, fortalecemos economicamente nosso município e reforçamos a reputação positiva daqueles que, como nossos patrocinadores, apoiadores e colaboradores, abraçam ano a ano essa ideia: todos ganham”, argumenta.
A programação é viabilizada por meio da LIC – Lei de Incentivo à Cultura, o que contribui para a riqueza e para a diversidade das atrações.
Atividades diárias
Até o dia 19 de janeiro, quando se encerra o Natal Luz, terão sido realizadas mais de 260 apresentações gratuitas. Diariamente, acontece o Acendimento das Luzes, às 20h, na Rua dos Arcos. Também funcionam, todos os dias, a Vila de Natal, das 9h às 21h, e a Casa do Papai Noel, das 14h às 18h, na Praça das Etnias.
A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento: www.natalluzdegramado.com.br.