Na manhã desta quinta-feira, 7 de julho, o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; o vice-prefeito, Alexandre da Silva, e o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Barbieri Sangali, receberam, no Gabinete Oficial, o presidente da Associação de Descendentes de Imigrantes da Boêmia (ADIB), Guilherme Stopassola Thiele, e a vice-presidente da entidade, Luciane Roseli Schommer. A visita teve como objetivo a apresentação de ideias para retomar e fortalecer as relações de irmandade entre Nova Petrópolis e Jablonec nad Nisou, cidade da República Tcheca.
Além de marcar os 150 anos da imigração boêmia na região, 2025 também marca os 19 anos da irmandade entre o Município e Jablonec nad Nisou, de acordo com a Lei Municipal nº 3.561, de 23 de junho de 2006. Dois anos depois, em 2008, foi criada a Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia, na Linha Imperial, onde se concentraram mais de 223 famílias entre os anos de 1870 e 1890.
Durante a conversa, os representantes da associação demonstraram o interesse de estabelecer diálogos ativos entre as cidades-irmãs, organizando encontros, correspondências oficiais e ações conjuntas que acelerem o processo de reaproximação entre os Municípios.