A solenidade de abertura do Connection Terroirs do Brasil 2024 será realizada esta noite, às 19h, no Palácio dos Festivais com a presença dos CEOs do evento Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, representantes do Sebrae, autoridades locais e estaduais, convidados e imprensa.
A cerimônia contará com apresentação da Orquestra Jovem de Gramado e do músico tradicionalista Pepeu Gonçalves. Na ocasião, representantes de 32 Indicações Geográficas que estarão pela primeira vez no evento receberão um troféu de participação.
O acesso é exclusivo para convidados, para pessoas que adquiriram ingresso e para profissionais credenciados. Após a cerimônia, os Terroirs do Sul do Brasil e o Senac-RS oferecem coquetel para os participantes na Rua Coberta.
Primeiro dia de palestras começa nesta quinta-feira (29)
Amanhã inicia a programação do Palco de Conteúdo do Connection Terroirs do Brasil que contará com painéis sobre turismo, inovação, territorialidade, ESG e apresentação de cases. O primeiro painel da edição será apresentado por Higor Freitas, Gerente Executivo da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN), com mediação de Hilda Oliveira Giesbrecht, Coordenadora Negócios de Base Tecnológica e PI do Sebrae Nacional, às 8h15.
Na quinta-feira participam ainda os especialistas Bernardo Cardoso (Diretor do Turismo de Portugal no Brasil), Mabel Guimarães (Gestora Estadual das Indicações Geográficas do Sebrae Paraná), Daniel Panizzi (Presidente da União Brasileira de Vitivinicultura – UVIBRA e CEO da Vinícola Don Giovanni), Rogério Ruschel (Publicitário, Professor da ESPM, escritor e especialista em marketing e Comunicação), Giovana Ulian (Engenheira Civil, Doutora em Urbanismo e CEO da Biossplena Regeneração Urbana), Bernardo Ibargoyen (Empreendedor, Fundador da PMPRS – Plataforma que valoriza produtores com escala limitada de alta qualidade, Idealizador do Projeto Produtores Gaúchos Unidos RS) e Marcos Livi (chef gaúcho especialista em territorialidade, idealizador do projeto A Ferro e Fogo e sócio de cinco restaurantes).
A programação completa segue ao final do boletim.
Cozinha Show: oficinas gratuitas na Arena Gastronômica iniciam amanhã
ambém a partir de amanhã iniciam as oficinas gastronômicas no formato de cozinha show. De quinta a sábado, sempre a partir das 13h, um chef prepara para o público um prato com um produto certificado entre os ingredientes na Arena Gastronômica montada na Praça Major Nicoletti.
Amanhã é a vez do chef do Senac Caxias do Sul, Matheus Troglio, preparar três pratos: pansotti frito com recheio de queijo serrano acompanhado de geleia de jabuticaba da região de Sabará, costela suína ao barbecue de café da região de Matas de Minas acompanhada de arroz do Litoral Norte Gaúcho com limão e banana da região de Corupá flambada em cachaça Umburana e servida com sorvete de rapadura de cacau com gengibre e calda de chocolate com mel silvestre. Para encerrar as atividades da Arena Gastronômica de quinta-feira, o renomado chef Marcos Livi inicia sua oficina com ingredientes dos Campos de Cima da Serra às 17h15.
As oficinas têm entrada gratuita mediante inscrição no local e conforme disponibilidade de lugares.
Espaço ‘Café de Origem Controlada’ terá 13 IGs, brew bar e degustação guiada
O café brasileiro é conhecido mundialmente pelo seu sabor e qualidade. Pensando em valorizar os produtores e admiradores do café, 0 Connection Experience Terroirs do Brasil 2024 terá uma área dedicada só para ele. O espaço chamado de “Café de Origem Controlada Brasil” fica na Alameda Terroirs e terá um brew bar, degustações e comercialização do produto.
As Indicações Geográficas (IG) são um reconhecimento dado a produtos que possuem características específicas ou que são produzidos em determinadas regiões, em que a qualidade, reputação ou outras características são atribuídas ao seu local de origem. O café é o produto nacional com o maior número de indicações, ao todo são 16 regiões certificadas. Treze delas estão presentes no Connection: Canastra (MG), Mantiqueira de Minas (MG), Matas de Rondônia (RO), Montanhas do Espírito Santo (ES), Caparaó (ES/MG), Região de Garça (SP), Campos das Vertentes (MG), Região de Pinhal (SP), Alta Mogiana (SP), Matas de Minas (MG), Região do Cerrado Mineiro (MG), Sudoeste de Minas (MG) e Norte Pioneiro do Paraná (PR). Quem estiver em Gramado, poderá conhecer e adquirir cafés destas regiões direto dos produtores.
No mesmo espaço acontecem as degustações guiadas, que são gratuitas e abertas ao público. Comandada por Carolina Franco, barista do time da Lucca Cafés Especiais de Curitiba, a experiência sensorial é uma espécie de imersão no mundo do café especial. Serão quatro Indicações Geográficas em cada oportunidade, que acontece uma vez ao dia, sempre às 15h. A experiência sensorial acontece “às cegas” e todas as nuances e sabores das bebidas serão explicados. Ao final da degustação, as regiões são reveladas e os participantes descobrem de onde vem o café que mais agradou o seu paladar. A imprensa credenciada terá um momento exclusivo nos dias 29 e 30 de agosto às 12h30 mediante inscrição antecipada no local com número limitado de participantes.
O espaço também conta com o Brew Bar, onde 13 tipos de café – um de cada região com Indicação Geográfica presente no evento – ficarão disponíveis para degustação do público durante o dia inteiro. Assim será possível experimentar e comparar as particularidades de cada região.
Confira a programação:
Programação de palestras Palco de Conteúdo
Local: Palácio dos Festivais
*Atividade mediante ingresso.
28 de agosto – quarta-feira
19h00
ABERTURA OFICIAL
*Acesso somente para credenciados.
29 de agosto – quinta-feira
08h15
A ORIGEM É O NOSSO DESTINO – Os caminhos do desenvolvimento e do turismo através dos produtos de origem
Painelista: HIGOR FREITAS – Gerente Executivo da APROCAN (Associação dos Produtores de Queijo Canastra)
Moderadora: HULDA OLIVEIRA GIESBRECHT – Coordenadora Negócios de Base Tecnológica e PI do SEBRAE Nacional
09h23
Conexão Internacional Brasil/Portugal com o painel A ORIGEM PORTUGAL COMO ESTRATÉGIA DE MARCA
Painelista: BERNARDO CARDOSO – Diretor do Turismo de Portugal no Brasil
CASES DE IGs NO BRASIL
Origens Paraná – Produtos Autênticos e com Garantia de Origem Que Transformam Territórios
Painelista: MABEL GUIMARÃES – Gestora Estadual das Indicações Geográficas do SEBRAE Paraná
Rio Grande Do Sul – Posicionamento De Marca Da Primeira D.O Exclusiva De Espumantes Do Novo Mundo
Painelista: DANIEL PANIZZI – Presidente UVIBRA (União Brasileira de Vitivinicultura) e CEO Vinícola Don Giovanni
10h30
A verdade é rastreável:
Inovação, sustentabilidade e competitividade para as Indicações Geográficas
Case: Minas Gerais – Sustentabilidade e Inovação Conectando Oportunidades de Mercado Para Negócios e Destinos
Painelista: JULIANO TARABAL – Diretor Executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro e Coordenador do Fórum das Regiões Produtoras de Café do Brasil com IG
10h50
O VALOR GLOBAL DO PRODUTO LOCAL
Painelista: ROGÉRIO RUSCHEL – Publicitário, Professor da ESPM, escritor e especialista em marketing e Comunicação
TURISMO REGENERATIVO
Painelista: GIOVANA ULIAN – Eng. Civil e Dra. Urbanismo, CEO da Biossplena Regeneração Urbana, atua no desenvolvimento de produtos imobiliários e turísticos em vários estados do Brasil. Possui formação em Gestão Contemporânea, MBA Cidades Responsivas e formação em Design Regenerativo.
11h37
PROJETO PRODUTORES GAÚCHOS UNIDOS RS
Painelista: BERNARDO IBARGOYEN- Empreendedor, Fundador da PMPRS – Plataforma que valoriza produtores com escala limitada de alta qualidade, Idealizador do Projeto Produtores Gaúchos Unidos RS
TERRITÓRIOS GASTRONÔMICOS
Painelista: MARCOS LIVI – Graduado em Gastronomia pela renomada Castelli, é formado Chef de Cozinha pelo Senac, levou a cultura gaúcha para São Paulo, com o Veríssimo, Quintana, Brique, Napoli, Central e FFBurguer. Na sua cidade natal, São Francisco de Paula – Serra Gaúcha, revitalizou um dos mais antigos hotéis da Região – o Parador Hampel, onde proporciona uma “viagem gastronômica” através do Restaurante Ana Terra e do icônico A Ferro e Fogo, onde a brasa é usada com ciência para preparar sabores incríveis.
30 de agosto – sexta-feira
8h15
TERRITÓRIO, POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO PRODUTIVA
Painelista: MILTON ZUANAZZI – Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo
POLÍTICAS PÚBLICAS
Palestrante: MIGUEL CAMPO DALL ORTO EMERY DE CARVALHO – Coordenador-Geral de Propriedade Intelectual no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
REFORMA TRIBUTÁRIA: E AGORA?
Palestrante: Dra. NORMA MARTINS – Advogada Tributarista e Idealizadora do Movimento Tributaristas do Sul.
09h23
CONEXÃO INTERNACIONAL BRASIL E ARGENTINA – TERROIR, NATUREZA E TURISMO DE EXPERIÊNCIA
Painelista: GABRIELA TESTA – Presidenta de Ente Mendoza de Turismo
CASE BRASIL: MADE IN PANTANAL – SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO CONECTANDO OPORTUNIDADES DE MERCADO
Painelista: KÁTIA MULLER – Gestora dos Programas Pró-Pantanal e Territórios Empreendedores do SEBRAE Mato Grosso do Sul
10h03
ESPECIALISTAS NO IMPOSSÍVEL
Painelista: LEO FARAH – Capitão da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Léo é especialista em Gestão de Desastres pela UNESCO e em Redução de Riscos pela ONU. Atuou em grandes operações de resgates, como, os rompimentos de barragem em Mariana, em 2015, e em Brumadinho, em 2019.
31 de agosto – sábado
9h
ENCONTRO DOS IGs
Painel com o Professor Dr. Jean Le Guerroué – Universidade de Brasília
IG – Desenvolvimento dos territórios e inovação
(exclusivo para inscritos)
10h
Troca de Experiências – Aberto para os participantes.
Programação da Arena Gastronômica (Cozinha Show)
Local: Praça Major Nicoletti
Atividade gratuita.
Imersão sensorial com produtos tipicamente brasileiros.
*Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.
29 de agosto – quinta-feira
13h00 ➜ Matheus Troglio – Chef Senac Caxias do Sul
Pansotti frito com recheio de queijo serrano acompanhado de geleia de jabuticaba da região de Sabará.
14h30 ➜ Matheus Troglio – Chef Senac Caxias do Sul
Costela suína ao barbecue de café da região de Matas de Minas acompanhada de arroz do Litoral Norte Gaúcho com limão.
16h00 ➜ Matheus Troglio – Chef Senac Caxias do Sul
Banana da região de Corupá flambada em cachaça Umburana e servida com sorvete de rapadura de cacau com gengibre e calda de chocolate com mel silvestre
17h30 ➜ Marcos Livi – Grupo Bah
A vida é osso – IGs da região dos Campos de Cima da Serra
30 de agosto – sexta-feira
13h00 ➜ Chef Nicolas Heckel – CATHERINE
14h30 ➜ Gustavo Bonfiglio – Chef Senac Bento Gonçalves
Harmonização de queijo serrano, mel da Bracatinga e rapadura de cacau de Rondônia com vinhos da região de Altos Montes.
16h00 ➜ Gustavo Bonfiglio – Chef Senac Bento Gonçalves
Harmonização de doces de Pelotas com espumantes da região de Altos de Pinto Bandeira.
17h30 ➜ Gustavo Bonfiglio – Chef Senac Bento Gonçalves
Harmonização de queijos serrano e colonial com vinhos da Campanha Gaúcha.
31 de agosto – sábado
13h00 ➜ Arika Messa – Chef Senac Gramado
Arroz doce ao perfume de camomila desidratada da região de Mandirituba e açafrão da região de Mara Rosa.
14h30 ➜ Bruna Gotardo – Chef Senac Gramado
Barquete de castanha com creme de queijo artesanal dos Campos de Cima da Serra e melado escorrido de Capanema.
16h00 ➜ Sandra Weiss Barth – Chef Senac Gramado
Tartelete de cacau da região de Matas de Minas, recheada com ganache de café e nibs de cacau e finalizada com honeycomb com mel de melato de Bracatinga.
17h30 ➜ Chef André Bertolucci – OLIVAS GRAMADO
Bruschetta de pão de milho colonial com queijo serrano dos Campos de Cima da Serra, salame artesanal de javali, azeitonas ascolana da Olivas de Gramado, açafrão de Mara Rosa finalizado com azeite de oliva Extravirgem Terroir Serrano Safra 2024 – Blend de Campo intenso – multivarietal – microlote