Os Melhores dos Melhores. O restaurante Catherine Gramado celebra a conquista do prêmio Best of the Best do TripAdvisor 2024, que acaba de divulgar a lista dos melhores restaurantes do Brasil e do mundo. O restaurante é o único gaúcho no ranking dos 10 melhores do país. Os locais favoritos dos viajantes pelo mundo são escolhidos com base em avaliações e pontuações coletadas durante todo o ano na plataforma americana TripAdvisor.
A lista reflete a excelência no serviço, a qualidade e a satisfação dos clientes. “Cada vencedor passou por nossos padrões rigorosos de segurança e confiança. Menos de 1% dos 8 milhões de perfis do TripAdvisor recebe o prêmio Os melhores dos Melhores, que é o mais alto nível de excelência em hospitalidade”, informa a empresa de viagens. Além do Catherine, fazem parte da seleta lista os restaurantes Oro (Rio de Janeiro – RJ), La Brasserie de la Mer (Natal – RN), Bona Trattoria (Foz do Iguaçu – PR), Sanctuarium Atelier Gourmet (Salvador – BA), Kinoshita (São Paulo – SP), Lasai (Rio de Janeiro – RJ), Térèze (Rio de Janeiro – RJ), Küche (Campos do Jordão – SP) e Evvai (São Paulo – SP).
Segundo o TripAdvisor, o serviço do Catherine é “excelente” e a experiência, “única”. O Catherine Gramado, restaurante de culinária francesa, se tornou ponto turístico obrigatório em pouco tempo na Serra Gaúcha e acaba de completar 2 anos. À frente da cozinha está o chef gaúcho Nícolas Heckel. Jovem, já ostenta um rico currículo de realizações no Brasil e no exterior, com passagens pelos premiados DOM, Maní, Brasil a Gosto e L’Amitié, em São Paulo, e restaurantes estrelados na Holanda e na Itália.
Além do menu autoral, a arquitetura impacta os visitantes. O restaurante está localizado num charmoso e histórico casarão, no centro de Gramado, em frente à Praça das Rosas. Em quase 500m2, a decoração alia tradição e modernidade. O restaurante preserva a memória da pioneira família Perini, que morou no casarão e se tornou referência em hotelaria na cidade. O respeito pela estrutura original aparece nos cômodos, detalhes e acabamentos. No chão de um dos salões e nas paredes da adega, há dormentes de trem. Elementos rústicos, como ferro, cipó e cimento queimado contrastam com cores vibrantes como laranja, rosa, verde e roxo. Flores estão espalhadas por todos os cantos da casa, até mesmo no teto da recepção.
Com design de interiores assinado por um dos sócios da casa, Evandro Catuci, a preocupação foi a de, em cada ambiente, prestar uma homenagem às diferentes formas de ser mulher. Espalhadas pelas paredes estão telas de ícones femininos, como Marilyn Monroe e Edith Piaf, esculturas femininas provenientes de antiquários locais e internacionais e quadros com retratos de mulheres assinados pelo artista Victor Hugo Senger. O restaurante reverencia as mulheres em todas as suas dimensões: décor, menu, carta de drinques, a sommelière Rosa Fattori, em seus festivais ao longo do ano e nas apresentações musicais da casa, sempre dando protagonismo às mulheres. O nome do restaurante é uma homenagem à figura histórica de Catherine di Médici, a rainha consorte da França no século XVI, de origem italiana, que revolucionou a gastronomia e a cultura francesa.
No menu, o chef revisita clássicos, mas com um toque de contemporaneidade e a preferência por ingredientes frescos e locais. Nas entradas, a presença de queijos e a charcutaria regional. Dentre os pratos autorais, destaca-se o Confit de Canard, o pato cozido a vácuo, lentamente, com molho demi-glace de mexerica — ou bergamota para os gaúchos. Prato acompanhado de creme de cenoura, lentilhas pretas e sálvia. Um processo de 72 horas, com respeito à sazonalidade de cada item e ao tempo de elaboração de cada preparo. O carro-chefe da casa é a fondue, que faz a alegria dos turistas na temporada de inverno. Como a de queijo com cogumelos e aroma de trufas ou a de carne servida na pedra ou no vinho. No TripAdvisor, a plataforma chama a atenção para as sobremesas “maravilhosas” da casa. Dentre elas, Mille Feuilles Napoléon (finas lâminas de massa folhada, com creme suíço, ganache de chocolate e doce de leite. O mil-folhas é acompanhado de sorvete de baunilha feito na casa) e Jardin de Cèpes et Chocolat (terra doce de cremeux de chocolate meio amargo, cogumelo de mousses branco e caramelo e o porcini da Serra Gaúcha transformado em sorvete).
“É uma honra fazer parte desta lista de restaurantes, com chefs que admiramos e respeitamos. O TripAdvisor é o mais seleto dos críticos gastronômicos, porque são viajantes do mundo todo avaliando a casa diariamente, de modo muito espontâneo. É uma satisfação sermos destacados justamente pela excelência do nosso serviço. O que procuramos fazer no Catherine é exatamente isso: respeito ao ingrediente, às mulheres e aos visitantes”, resume o chef Nícolas Heckel. “Somos o único restaurante do Estado do Rio Grande do Sul a fazer parte deste ranking, que é uma referência internacional para turistas de todo o mundo. É uma alegria para nós e uma motivação para continuarmos sempre inovando. E já estamos preparando novidades, como o Menu do Produtor, com um prato criado 100% com itens da horta do restaurante, porque sustentabilidade é também um dos nossos pilares”, destaca um dos sócios Josiano Schmitt, restaurateur e diretor-geral da casa. Se depender do Catherine, os turistas terão um motivo a mais para ir ao Rio Grande do Sul.