InícioNotíciasNova PetrópolisComunidade de São José do Caí inaugura o Memorial Caminho Pomerano

Comunidade de São José do Caí inaugura o Memorial Caminho Pomerano

Após mais de um ano de pesquisas, o Memorial Caminho Pomerano será inaugurado na comunidade de São José do Caí, interior de Nova Petrópolis. O ato ocorre dia 29 de junho, sábado, às 14h.

O Memorial, construído em frente à Associação Cultural e Esportiva Lira, no mesmo local onde ficava a Escola Duque de Caxias, é resultado de pesquisas profundas realizadas, de forma voluntária, por um grupo de moradores da comunidade e o vereador Daniel Michaelsen. Juntos visitaram museus, arquivos e moradores, conversaram com pesquisadores, historiadores e pessoas idosas que vivenciaram ou conheciam fatos sobre a história da colonização e desenvolvimento da comunidade.

O espaço contará a história da comunidade de São José do Caí desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães, estes vindos da Pomerânia, no norte da Alemanha, e da Polônia. Placas mostrarão fatos históricos, arquitetura, folclore, religiosidade e a organização sociocultural da comunidade. Além disso, uma estátua de pedra, uma capela, bancos e fontes de água aguardam os visitantes do Memorial.

O evento ocorre após a necessidade de adiamento da data de inauguração, prevista para maio, em função da grande enchente que atingiu o Estado, e a comunidade de São José do Caí.

A Associação de Moradores de São José do Caí reforça e estende o convite a todos os familiares, comunidade em geral e simpatizantes de história a prestigiarem o descerramento das placas e a inauguração do Memorial Caminho Pomerano.

O projeto conta com apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. A inauguração do Memorial integra a programação oficial de Nova Petrópolis para o Bicentenário da Imigração Alemã.

Fonte|Foto: Prefeitura de Nova Petrópolis |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque