O 3º Concurso Literário de Crônicas e Poesias – Gramado, a casa do Natal Luz, que tem como objetivo refletir sobre a cidade e o evento natalino, premiou nesta tarde de quarta feira (07/12), escritores e poetas gramadenses. “Queremos prestigiar quem faz Gramado todos os dias. Queremos mostrar as relações e os afetos dos escritores e poetas com nossa cidade e com este evento, que é tão querido por todos, o Natal Luz”, disse Romeo Rigel, presidente da AGLA – Academia Gramadense de Letras e Artes, que esteve à frente da organização do concurso, juntamente com o Conselho Municipal de Cultura e da autarquia Gramadotur.
Os organizadores ainda frisaram que “Gramado, a Casa do Natal Luz” é mais do que um concurso literário, sendo a celebração de um conceito. O Natal está presente em inúmeros países e cidades, mas é em Gramado, que a data é comemorada com tanta ternura e arte. O objetivo principal desta edição é homenagear os escritores e poetas locais. “Espera-se com isso, obter a visão de como Gramado é escrita e descrita por seus próprios filhos – de nascimento ou adoção. Também, para expressar o quanto a comunidade é grata por tudo que deles, espontaneamente, já receberam”, complementa Romeo, da AGLA.
O secretário de Cultura de Gramado presente no evento, Ricardo Reginatto, agradeceu à Comissão Organizadora do evento o reconhecimento à literatura. “A literatura precisa de apaixonados, que usem este amor às palavras, para difundir ainda mais a produção literária de Gramado. E este concurso só engrandece o nosso cenário cultural”, afirmou Ricardo. O primeiro e segundo lugar foram:
Primeiro Lugar
Obra: Ode à Gramado
Autor: Misael Chagas
Segundo Lugar
Obra: Redondilha Gramadense
Autor: Fernando Rodrigues Silva