A cidade de Gramado se prepara para receber mais uma edição da Copa Gramado Laghetto Sub-16, que em 2025 chega à sua quinta edição no futebol masculino. A competição será disputada de 18 a 24 de setembro e, neste ano, traz uma novidade histórica: a primeira edição feminina, marcada para os dias 1º a 4 de outubro.
Consolidada como uma das principais referências no futebol de base do país, a Copa vai muito além das quatro linhas. A chegada de atletas, comissões técnicas, familiares e torcedores movimenta a cidade, impulsionando o comércio local, o setor de hospedagem e a gastronomia. Essa circulação de pessoas gera renda, contribui diretamente para o fortalecimento da economia de Gramado e consolida o turismo esportivo como um importante pilar de desenvolvimento para a cidade, além da geração de riquezas para seus moradores.
A Vila Olímpica de Gramado será uma das sedes da competição e, além de servir como palco para grandes jogos, também se transforma em um ponto de encontro onde o esporte e o empreendedorismo caminham juntos.
Para Juliet e Paulo, proprietários do Bendito Açai, comércio vizinho da Vila Olímpica, a circulação proporcionada pelo evento traz muitos benefícios para o comércio local. “A Copa Gramado Laghetto fortalece a Várzea Grande, além de revelar novos talentos e aproximar a comunidade. Durante os dias da Copa há um aumento significativo de circulação, e para nós comerciantes, também representa movimento no turismo e no comércio do município, tanto no Centro como nos bairros, já que familiares e torcedores circulam pela cidade, criando visibilidade para todas as empresas”, afirmaram.
Rafael, proprietário do Olha Ela Conveniência, que também fica próximo ao Complexo da Vila Olímpica, destaca a importância do evento para a divulgação da cidade e fortalecimento da economia local. “É um público importante, que estimula o setor comercial, além de ser fundamental na divulgação da cidade, já que muitas pessoas que vêm acompanhar os jogos acabam voltando em outros momentos atraídos pelo bom atendimento e pelas belezas da cidade. Ganha todo o empresariado seja de parques, hotéis, pousadas e consequentemente o comércio local, girando a economia do município o ano todo”, falou.