quarta-feira, 24 jul 2024
InícioNotíciasGramado RSCuradora do FiliGram vence prêmio literário

Curadora do FiliGram vence prêmio literário

Curadora da próxima edição do Festival Internacional Literário de Gramado (FiliGram), a escritora Júlia Dantas foi destaque do Prêmio AGES Livro do Ano 2023, entregue na última terça-feira (28) em Porto Alegre. Sua obra “Ela se chama Rodolfo” venceu na categoria de Melhor Livro de Narrativa Longa da Associação Gaúcha de Escritores (AGES). Ao lado da também escritora Ángela Cuartas, Júlia assina a curadoria do eixo Nas viagens e movimentos do 2º FiliGram, que acontece em abril do ano que vem.

O Prêmio AGES Livro do Ano 2023 foi entregue para as melhores obras publicadas no ano de 2022, em primeira edição, por escritoras e escritores naturais ou residentes no Rio Grande do Sul. A votação para escolha dos vencedores é realizada pelas associadas e associados da entidade a partir de uma seleção de finalistas por um júri especializado.

Em parceria com Ángela Cuartas, escritora e tradutora colombiana, Júlia, que é Doutora em Escrita Criativa e co-fundadora da Baubo (empresa que auxilia escritoras e escritores), será responsável por elencar os principais temas e convidados acerca do vínculo existente entre literatura e deslocamentos.

Com o tema central “Qual o Lugar da Palavra?”, o 2º FiliGram terá ainda outros três eixos de conteúdo: No EcoNa música, no cinema e outras linguagens; e No ensino. O evento, que é realizado pela Miraceti Projetos Educacionais e Culturais e Prefeitura Municipal de Gramado através da Secretaria da Cultura, acontece de 19 a 28 de abril de 2024 e tem programação com mesas de debates, sessões de autógrafos, oficinas, painéis e apresentações artísticas.

Julia Dantas esteve em Gramado para a primeira edição do evento, em 2022. Além do reconhecimento conquistado nesta semana, seu livro “Ruína y Leveza” foi finalista do Prêmio Açorianos de Criação Literária para livros inéditos, em 2014, e do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria autor estreante com menos de 40 anos, em 2016.

Fonte|Foto: Pauta Assessoria | Dinarci Borges
Mais Notícias

Roteiros em Destaque