domingo, 16 jun 2024
InícioNotíciasGramado RSEficiência da coleta de resíduos depende da colaboração de toda a população

Eficiência da coleta de resíduos depende da colaboração de toda a população

Pequenas ações contribuem para o meio ambiente sadio. Por isso, a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) reforça a orientação sobre o descarte dos resíduos domésticos, conforme a tipologia – orgânico ou seletivo, devidamente acondicionado no passeio público ou em locais de fácil visualização e acesso nos dias e horários determinados (Confira os horários https://tinyurl.com/5n6pcy4r).

Nas vias de difícil acesso, onde não é possível o trânsito de caminhões coletores ou até mesmo dos funcionários coletores, em função de alta declividade, tipo de pavimento e largura da via, o resíduo também deverá ser disposto, corretamente acondicionado, nos dias e horários determinados pela SMMA, em contêiner ou local acessível ao caminhão coletor.

Os problemas gerados pelo descarte inadequado de resíduos são muitos e, geralmente, facilmente observáveis. Quando os resíduos ficam muito tempo expostos a céu aberto, ao relento, proliferam pragas e vetores de doenças, são revirados por animais, causam sujeira nas ruas, podem entupir galerias, obstruem o passeio público, resultam em mal cheiro e produzem chorume. Assim, salienta-se que os resíduos deverão ser apresentados para a coleta duas horas antes do horário da passagem do caminhão coletor. Folhas, poda, e móveis velhos não são considerados resíduos domiciliares e devem ser coletados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos mediante agendamento pelo telefone (54) 3286-1156.

As anormalidades quanto à coleta devem ser comunicadas via mensagem no WhatsApp do Fala Cidadão (54) 9941-7997 ou pelo fone (54) 3286-2500, para que possam ser adotadas medidas de adequação do serviço.

Lembre-se, quando o assunto é limpeza urbana, a responsabilidade é de todos. Sem a participação da população, o serviço de coleta seletiva se torna ineficiente!

Fonte|Foto: Prefeitura Municipal de Gramado | Ascom/PMG
Mais Notícias

Roteiros em Destaque