Em uma noite marcada pela homenagem aos professores, Nova Petrópolis deu início à 28ª Feira do Livro e Abertura da Colheita do Mel das Meliponas. O evento aconteceu dia 15 de outubro, quarta-feira, no auditório do Centro de Eventos, onde dezenas de professores, autoridades e comunidade se reuniram para celebrar o início da feira. Participaram da abertura, o prefeito Daniel Carlos Michaelsen, o vice-prefeito Alexandre da Silva, a secretária de Educação e Desporto, Caroline Andréia Kehl Matter, a secretária adjunta da pasta, Carmen Bürke Pooch, o secretário de Administração, Paulo Marcos Schwantz, o secretário de Turismo e Cultura, Rodrigo Sangali, o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Tecnologia, Gabriel Belém, e a patrona da 28ª Feira do Livro de Nova Petrópolis, professora Indiara Tainan.
“Neste momento eu agradeço, primeiramente, a todos os nossos ancestrais que me permitiram estar aqui, porque há alguns anos, dificilmente uma mulher preta como eu seria professora. Quem dirá, patrona de uma Feira do Livro na cidade de Nova Petrópolis. Então, se eu estou aqui, foi por muito suor, lágrima e sangue derramado daqueles meus que deixaram de brincar, deixaram de poder ir à escola, deixaram uma vida digna para que Indiara pudesse conseguir. E por muitos professores que apostaram naquela menina preta, falante, que escrevia poesias e que começou a dar aula com 12 anos. Então, a minha gratidão a toda ancestralidade a cada um e cada uma de nós que segue honrando aqueles que vieram antes e que nós possamos seguir iluminados por cada um e cada uma desses os nossos caminhos. Axé!”, disse a patrona Indiara Tainan.
“Obrigada, professores, por não desistirem de nenhum educando, que a nossa admiração e respeito seja a energia para que continuem a brilhar e a iluminar o caminho da educação. E hoje eu tenho muito orgulho de estar aqui, porque uma professora que me guiou, foi minha diretora, está na plateia. E eu espero que aquela menina esteja te trazendo orgulho hoje”, disse a secretária de Educação e Desporto, Caroline Andréia Kehl Matter.
O vice-prefeito, Alexandre da Silva, também deixou sua mensagem. “Eu gosto sempre de dizer que o livro, a leitura, nos proporciona uma viagem, talvez, ao mundo, né? Uma janela aberta, uma viagem ao mundo sem a gente sair do lugar. A gente pode viajar dentro da leitura estando parado aqui num local. Para ver a riqueza que é as histórias contadas. Mas também, hoje, temos muitos professores aqui, e quero deixar os parabéns a cada um de vocês pelo dia simbólico, porque o dia do professor, professora, é todos os dias”, disse o vice-prefeito.
O prefeito Municipal, Daniel Michalsen, também deixou sua mensagem falando da feira e do dia dos professores. “É uma alegria estar aqui para a abertura oficial da 28ª Feira do Livro de Nova Petrópolis, um evento que celebra a leitura, a imaginação e o conhecimento. E este momento se torna ainda mais especial porque é o dia dos professores. Hoje quero expressar o meu mais profundo reconhecimento a vocês, que dedicam a vida a ensinar, inspirar e transformar. Ser professor é semear o amanhã, mesmo quando o terreno parece árido. É acreditar no potencial de cada aluno e guiá-lo com paciência e esperança. É fazer do conhecimento um ato de generosidade e do ensino uma forma de amor à vida”, disse o prefeito.