A comunidade gramadense tem uma grande notícia para comemorar. Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que teve a Escola Municipal Henrique Bertoluci Sobrinho com a maior evolução entre todas as instituições no Estado, na categoria Anos Finais. A escola do bairro Casagrande registrou um salto de 4,3 para 6,2 na avaliação, com base nos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Com 360 estudantes, entre educação infantil e ensino fundamental, a diretora da Escola Henrique Bertoluci Sobrinho, Jênifer Foss Saul, destaca que a conquista é resultado do trabalho em equipe. “Temos na rede municipal o Programa Gramado Aprende Mais, que possibilita o acompanhamento de dados reais dos nossos estudantes, onde podemos observar algumas lacunas e disciplinas que precisam ser aprimoradas. Com estes simulados vamos preparando os alunos e as equipes, para atuar onde é mais necessário. Traçamos metas e estratégias para enfrentar as dificuldades e seguir alcançando resultados expressivos”, revela Jênifer.
O prefeito Nestor Tissot e a secretária da Educação, Simone Tomazelli Andreis, estiveram na escola na manhã de quarta-feira (11), para parabenizar os estudantes, professores e a equipe diretiva. “Ficamos muito felizes e orgulhosos, pois este resultado comprova que nossas políticas públicas na área da educação estão corretas. Temos cerca de seis mil alunos que estão sob nossa responsabilidade diariamente, e esse prêmio valoriza o esforço e a dedicação de todos os profissionais que estão envolvidos neste processo, além da comunidade escolar. Um reconhecimento desta magnitude nos incentiva a seguir investindo ainda mais na educação. Parabéns a todos”, destaca o prefeito Nestor Tissot.
FOCO NOS INDICADORES DE APRENDIZAGEM
Já a secretária Simone Tomazelli Andreis ressalta a evolução da rede municipal de Gramado como um todo no IDEB, citando também e Escola Gentil Bonatto, que foi a instituição que mais evoluiu no município na categoria Anos Iniciais. “Nosso foco nos últimos anos está nos indicadores de aprendizagem e esse prêmio mostra que estamos no caminho certo”, avalia a secretária, lembrando que o Programa Gramado Aprende Mais promove ao menos dois simulados ao ano na rede, para testar o conhecimento dos estudantes. “Esse mapeamento direciona o trabalho em pontos que os alunos possuem maior dificuldade”, explica Simone Tomazelli. “Estamos traçando outras estratégias, como o turno integral, investimentos em tecnologias e outros mecanismos, para incentivar alunos e profissionais em busca de resultados ainda mais positivos”, finaliza a secretária Simone.
Devido ao resultado, Gramado e a Escola Municipal Henrique Bertolucci Sobrinho serão premiados com o Troféu Educacional Leonel de Moura Brizola 2025, concedido pela Assembleia Legislativa/RS. A solenidade está agendada para 15 de outubro, às 16h.