domingo, 14 abr 2024 22:56:41
InícioNotíciasCanela RSEscolas Municipais de Canela realizam projeto para a conscientização sobre a Dengue

Escolas Municipais de Canela realizam projeto para a conscientização sobre a Dengue

Com o intuito de conscientizar os estudantes e as famílias, as escolas do município de Canela EMEI Diva Pedroso da Cunha e Bertholdo Oppitz, realizaram na última sexta-feira (23), os projetos idealizados para combate e prevenção à Dengue, doença causada pelo Mosquito Aedes Aegypti.

A Escola Municipal de Educação Infantil Diva Pedroso da Cunha, localizada no bairro Eugênio Ferreira, resolveu estudar com as crianças do Pré I e Pré II a conscientização e prevenção contra a Dengue de um jeito diferente. Para dar início aos trabalhos realizados, os estudantes pesquisaram sobre o mosquito e quais as formas de prevenção e cuidados para evitar a contaminação da Dengue.
Como forma de conclusão do projeto chamado de ‘’Herois contra a Dengue’’, as crianças organizaram uma ‘’Paradinha da Dengue’’, atividade onde os estudantes entregavam para os carros que passavam na frente da escola os panfletos que confeccionaram em conjunto, com todas as informações necessárias para o combate e prevenção contra a doença.

A diretora do educandário, Neli Vitencourt, explica como os estudos na escola envolvem a comunidade e as famílias: ‘’essa semana realizamos atividades em sala de aula sobre o combate ao mosquito da dengue, temos essa preocupação com nossas crianças e comunidade, por isso os trabalhamos sobre os cuidados básicos para eliminar o mosquito. Nosso objetivo maior, é também envolver as famílias, desejando que os estudantes sejam multiplicadores, levando pra casa o que eles aprendem em sala de aula, para que possamos acabar com essa doença que está afetando a saúde pública nacional”.

Dáqueman Chaulet Pimentel, professora do Pré I, junto com suas estudantes Maria Judite Pimentel Oliveira e Livia dos Santos Cunha, também falam de como o projeto foi se desenvolvendo ao longo das semanas e como foi pensado e concluído: ‘’o objetivo do trabalho contra a dengue foi a necessidade das crianças trabalharem em casa sobre a importância do combate ao mosquito. Foi bem interessante porque, nós estávamos passando repelente e surgiu nas crianças a dúvida sobre o porquê nós estávamos passando, aí foi quando entrou o mosquito da dengue e o início do projeto de prevenção. Começamos estudando o mosquito e seu ciclo de vida, depois os cuidados que devemos ter para a não contaminação do mosquito e por fim os tratamentos. Trabalhamos com o tema ‘’Herois contra a Dengue’’, onde as crianças são os herois e heroínas e levam pra casa essa missão de conscientizar suas famílias”, diz a professora.

A atividade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Fiscalização, que no momento da atividade, parou o tráfego.

Com a mesma intenção de prevenção contra a Dengue, a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Bertholdo Oppitz, no bairro São Lucas, realizou com os estudantes do 1° ano o projeto nomeado ‘’Xô Dengue’’, onde, com o auxílio de ferramentas lúdicas foram feitas pesquisas sobre o desenvolvimento do mosquito, como ciclo de vida, hábitos e curiosidades.

Fonte|Foto: Prefeitura Municipal de Canela |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque