As viagens corporativas totalizaram 14,6% do total de viagens feitas em 2021 dentro do território nacional. É o que aponta a Pesquisa Nacional de Domicílios (PNAD), realizada pelo Ministério do Turismo e o IBGE. Nesse cenário, a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, promovida pela Merkator Feiras e Eventos, influi positivamente no movimento de Gramado (RS). Neste ano, a feira que vai de 20 a 22 de novembro e acontece no Centro de Eventos Serra Park, vai ter grande movimentação no período diurno e possibilitar que lojistas, calçadistas e outros visitantes assistam aos espetáculos do Natal Luz e aproveitem a cidade à noite. O Natal Luz 2023 ocorre de 06 de outubro de 2023 a 21 de janeiro de 2024.
Luiz Antônio Barbacovi, vice-prefeito de Gramado, vê a importância da Zero Grau durante o Natal Luz, já que a feira garante a presença de pessoas do Brasil inteiro e do exterior, além da imprensa fazendo com que o evento também seja divulgado de uma forma mais ampla e aumentado o público nos dias e nos meses posteriores à Zero Grau. “Em termos de público, no mês de novembro em função da Zero Grau, a expectativa de venda é excelente, porque o número de pessoas que vêm pra cá é muito grande e desse, um grande percentual vai participar dos eventos. E além de agregar muito em termos de presença, principalmente na contribui na divulgação a nível nacional e internacional não só do Natal Luz, mas de tudo que tem em Gramado, da infraestrutura e das belezas da cidade”, sinaliza ele.
Para Luciano Gonçalves, Gerente Executivo da Gramado e Canela Convention Bureau o Turismo de Negócios é responsável por uma parcela significativa da movimentação turística na Região das Hortênsias e especialmente para Gramado. “E neste contexto, a Zero Grau possui grande relevância, atraindo um público altamente qualificado durante sua realização. Tanto expositores como compradores e seus acompanhantes terão a oportunidade de experienciar um dos momentos mais lindos do ano, o nosso Natal Luz. Fora isto, poderão usufruir de toda nossa infraestrutura, que é a melhor e mais qualificada do estado”, comenta ele.
De janeiro a maio deste ano, o Turismo de Negócios teve um faturamento de mais de R$ 5,4 bilhões, sendo 15% maior do que o apontado no mesmo período de 2019, antes da pandemia. A pesquisa, realizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) ouviu 11 áreas do setor, sendo elas cruzeiros, transporte ferroviário, hotéis, locação de veículos, pacotes de viagens/lazer, transporte rodoviário, seguro-viagem, serviços aéreos, transfers, vistos e outros serviços. “Ficamos realizados que nosso negócio possa ajudar a fazer a roda da economia girar, fomentado a encomia da cidade de Gramado. Além é claro de proporcionar momentos inesquecíveis para os nossos clientes, que vêm para a Serra Gaúcha para vender calçado e acabam se encantando com os cenários naturais, a decoração natalina elaborada, a gastronomia e a acolhida do município”, revela Fredeiro Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos.