Home NotíciasNova PetrópolisFestival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis entra na última semana de programação

Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis entra na última semana de programação

Apresentações, que já atraíram cerca de 120 mil pessoas, seguem até dia 03 de agosto

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis

Restam poucos dias para conferir as atrações do 52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, cuja programação encerra em 03 de agosto. Desde o dia 17 de julho, quando iniciaram as atividades, cerca de 120 mil pessoas já prestigiaram os números de dança, oficinas e outros atrativos oferecidos pelo evento. “Ficamos muito felizes ao ver o público prestigiando esse grande encontro de culturas, que nos transporta para diversas partes do Brasil e do mundo por meio da arte, integrando povos, compartilhando tradições e enaltecendo o respeito à diversidade”, destaca a coordenadora desta edição, Iasmin Schmitt.

Até o próximo domingo ainda é possível assistir verdadeiros espetáculos de grupos vindos de outros países e diversos estados do Brasil, além das delegações locais que enriquecem a agenda. As apresentações iniciam às 11h durante a  semana, e no sábado e domingo, às 10h, no palco da Rua Coberta, e seguem até o começo da noite. Entre os destaques internacionais estão o Conjunto Folklórico Y Teatral Kallisaya, do Chile; a Compañía Danza Colombia Internacional, da Colômbia; Tierra y Cosecha, da Costa Rica e Lechowia Dance Company, do Canadá. Já no rol de talentos brasileiros estão artistas vindos da Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, bem como dezenas de grupos gaúchos.

Também todos os dias, a partir das 9h, é possível conhecer – e fazer boas compras – na Feira da Diversidade, com produtos típicos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, incluindo artesanato, vestuário, utensílios culturais e iguarias. O 52ª FIF tem, ainda, oficinas de artesanato (Mãos da Diversidade), de dança (Passos da Diversidade) e de gastronomia (Panelas da Diversidade), bem como os Jogos Germânicos, no sábado (02) e o Desfile de Integração (03 de agosto), prometendo emocionar o público no último dia de programação.

Sarau foi um dos destaques do fim de semana

Nem só de dança e música se faz a programação do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. A literatura também tem espaço no caldeirão cultural proposto pela programação – como evidenciou a nona edição do Sarau da Diversidade, realizado no sábado (26), na Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva.

Embalado pelo Grupo de Folclore Ucraniano Solovey, de Canoas, o encontro teve espaço para leitura e partilha de experiências, em uma valorização da transmissão oral da história. Outro momento de destaque foi a inauguração do Espaço Infantil da Biblioteca como “Espaço Infantil Gaudêncio Terra”, em homenagem ao escritor local Éderson Moreira dos Santos. Membros da família e amigos próximos emocionaram o público com relatos sobre o seu trabalho cultural. Falecido em abril de 2025, Terra é autor da “Canção da Diversidade”, música-tema do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Ele também atuou como servidor público, foi patrono da Feira do Livro de Nova Petrópolis e escreveu diversas obras com foco na inclusão social de pessoas com deficiência (PCDs). Além disso, durante o Sarau foram citadas as proposições aprovadas na Conferência de Cultura.

“Esses eventos mostram a importância da cultura e da literatura na nossa comunidade, bem como a integração com outras programações. É ótimo ver a cidade reconhecer seu legado e preservar sua memória”, destaca a bibliotecária de Nova Petrópolis, Susana Carrasco.

Veja também