Cuidar de Gramado exige união e vigilância. Em operações recentes com o 2º Pelotão da PATRAM de Canela, a equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Gramado interrompeu o corte ilegal de araucárias, uma prática que agride diretamente a biodiversidade. Mais do que aplicar sanções administrativas e criminais, a equipe técnica da pasta reforça que a licença ambiental é a única garantia de que o manejo respeita a natureza e o período de defeso da espécie.
Por que a licença é fundamental?
Diferente de obras que seguem trâmites legais e compensações ambientais rigorosas previstas em lei, o corte clandestino é um dano direto ao ecossistema local, especialmente agora que aproxima-se o período de defeso da espécie, que é ameaçada de extinção. O licenciamento é o que garante que o desenvolvimento da cidade aconteça com responsabilidade técnica.
Compromisso com a cidade: Toda a madeira apreendida nesta operação já tem destino e será beneficiada pela Serraria Municipal, retornando para a comunidade em forma de melhorias públicas e infraestrutura.
Respeitar a araucária é respeitar o futuro de Gramado. Antes de qualquer manejo, consulte a Secretaria do Meio Ambiente!