Home NotíciasGramado RSGramado manterá sistema próprio de emissão de Nota Fiscal de Serviços

Gramado manterá sistema próprio de emissão de Nota Fiscal de Serviços

Medida ocorre mesmo com as mudanças geradas pela Reforma Tributária do Consumo!

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Gramado

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Fazenda, informa que seguirá com o sistema próprio de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), mesmo diante das mudanças geradas pela Reforma Tributária do Consumo. As adequações já estão sendo feitas com base na Emenda Constitucional nº 132/2023 e na Lei Complementar nº 214/2025, para garantir que o sistema municipal esteja alinhado às novas exigências fiscais.

Nesse sentido, Gramado manterá o emissor próprio de notas fiscais, ou seja, as empresas estabelecidas no município continuarão a utilizar a NFS-e através do sistema municipal atualmente disponível, seja no endereço eletrônico https://nfse-gramado.atende.net/autoatendimento/servicos/nfse ou na forma de emissão via webservice, que é utilizada para integrar seus próprios sistemas de informações com o Sistema de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas da Prefeitura de Gramado.

Como o intuito é manter o emissor municipal próprio, o layout atual da NFS-e deverá sofrer alterações para a comportar campos adicionais referentes aos novos tributos advindos da Reforma Tributária do Consumo, Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Já está disponível um modelo XML para o Web Service, o qual permitirá que as empresas configurem seus sistemas de acordo com as novas informações: https://wiki.ipm.com.br/?download=2025122 . No entanto, os arquivos só serão aceitos (processados/integrados) a partir de janeiro de 2026.

Veja também