Gramado deu um passo importante em sua internacionalização em 2025. A cidade firmou parceria com a Aviareps, empresa de marketing e promoção turística, e desde agosto já conta com uma representante exclusiva na Argentina. A executiva é responsável por expandir a presença do destino no mercado argentino, aproximando Gramado dos principais operadores e agentes de viagens de Buenos Aires e região. Entre suas atribuições estão a realização de sales calls e treinamentos mensais sobre o destino.
No dia 26 de setembro, Gramado promoverá um workshop exclusivo na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, reunindo mais de 70 agentes de viagens. Na ocasião, o trade turístico gramadense estará presente para apresentar toda a diversidade de atrativos e experiências que a cidade oferece.
Outra ação estratégica será a participação de Gramado na FIT, Feira Internacional de Turismo, que acontece de 27 a 30 de setembro em Buenos Aires. O evento, considerado o maior da América Latina no setor, reúne tanto público final quanto profissionais qualificados. Gramado estará presente no estande da Embratur e também no estande da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul.
Além disso, foi firmada uma parceria com Uruguaiana, município gaúcho que é porta de entrada para turistas argentinos no Estado. Apenas neste ano, mais de 1 milhão de argentinos ingressaram no Brasil por Uruguaiana, o que reforça a importância estratégica dessa cooperação. Por meio da parceria, Gramado terá um espaço de divulgação no município e, de forma recíproca, Uruguaiana também estará em evidência em Gramado.
“O público argentino é extremamente importante para nós. Em comparação com o ano passado, registramos um aumento de 167% na chegada desses visitantes ao nosso destino. Temos a convicção de que ações como essas fortalecerão ainda mais nossa presença e manterão Gramado em evidência internacionalmente”, destaca o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato.