quarta-feira, 24 jul 2024
InícioNotíciasGramado RSGramado sediou capacitação regional sobre hepatites virais

Gramado sediou capacitação regional sobre hepatites virais

Na última terça-feira (22), o Centro Municipal de Saúde de Gramado foi sede de uma capacitação regional sobre hepatites virais, promovida pela Vigilância em Saúde. Estiveram presentes profissionais de diversas áreas da saúde dos municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café e Linha Nova.

As palestrantes foram a dra. Renata Sehbe Fedrizzi, gastroenterologista e hepatologista, a enfermeira Josiane Galvan, e a enfermeira Grasiela Cemin Gabriel, especialistas do Ambulatório de Hepatites do Serviço de Infectologia de Caxias do Sul, que é referência para encaminhamento de pessoas portadoras de Hepatite B e C.

A capacitação teve como objetivo sensibilizar os profissionais da saúde para o diagnóstico precoce e para os fluxos a serem seguidos em cada caso. As hepatites virais B e C são problemas de saúde pública que, por serem silenciosas, acabam sendo descobertas tardiamente. Por isso, é importante que a comunidade procure as Unidades Básicas de Saúde para fazer os testes rápidos.

A prevenção é a melhor escolha, tanto para Hepatite B quanto C. Usar preservativo em todas as relações, não compartilhar objetos de uso pessoal como alicates de cutícula, cortador de unha, escova de dentes e seringas são atitudes que protegem contra a infecção. Outra atitude de proteção é procurar somente locais que tenham alvará sanitário para fazer tatuagens e colocação de piercing, ou até mesmo manicure.

Desde 1989, a vacina contra Hepatite B está indicada para todas as idades. A vacina está disponível em todas as salas de vacinação de Gramado. As crianças devem receber o imunizante ao nascer, aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de vida, com a vacina pentavalente. Todos os adultos que não receberam na infância, ou que não tem esta comprovação, devem procurar as salas de vacina, incluindo gestantes em qualquer idade gestacional.

Fonte|Foto: Prefeitura Municipal de Gramado | Ascom/PMG
Mais Notícias

Roteiros em Destaque