Aconteceu no último sábado (23), no auditório da EMEF Senador Salgado Filho, o II Seminário de Educação Antirracista, uma iniciativa da Secretaria da Educação, em parceria com a Procuradoria-geral do Município e a Defensoria Pública. O evento reuniu profissionais da educação e servidores públicos para debater estratégias de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade nos espaços escolares.
Os palestrantes foram o Defensor Público Igor Menini, a Defensora Pública Silvia Pinheiro de Brum e a especialista em Desenvolvimento Pessoal Néllys Corrêa, que trouxeram diferentes perspectivas sobre a importância da educação antirracista. O seminário reforça o compromisso da Administração Municipal em construir uma educação inclusiva. A secretária da Educação, Simone Tomazelli, destacou a relevância do tema. “É uma temática que está presente diariamente em nossas escolas, e é importante que as equipes diretivas possam conversar sobre o assunto para que ele seja debatido sempre de forma reflexiva”.
Durante o seminário, a Defensora Pública Silvia Pinheiro de Brum enfatizou o papel transformador dos jovens. “A Defensoria Pública trabalha a educação em direitos e estimula que o tema da desigualdade racial seja debatido dentro das escolas. As crianças e adolescentes são multiplicadores de informação e, sabendo dos seus direitos, poderão conduzir denúncias e impedir casos de discriminação”.
Já Néllys Corrêa ressaltou a importância de conscientizar os servidores para promover a igualdade em todos os espaços. “Me sinto muito feliz de estar aqui fazendo parte deste evento e trazendo educação e conscientização para que os professores e servidores possam contribuir para promover a equidade, porque é isso que a gente precisa”.