A Administração Municipal de Nova Petrópolis, por intermédio do deputado estadual Carlos Búrigo e do vereador Daniel Michaelsen, articula junto ao Dnit o custeio da manutenção da via que liga Nova Petrópolis a Linha Nova. Caso confirmada, a aplicação dos recursos federais será justificada pelos danos que as duas ruas vêm apresentando desde o fechamento da BR-116, em junho de 2023, quando passaram a ser a principal alternativa para veículos pesados.
O assunto foi abordado em uma reunião no dia 17 de janeiro, na sede do Dnit em Porto Alegre. Estiveram presentes o prefeito em exercício, Martim Wissmann; o secretário de Administração, Bruno Seger; o vereador Daniel Michaelsen e os representantes da CDL de Nova Petrópolis, Guilherme Lima e Fabio dos Reis Ferraz.
Na ocasião, foi apresentado um levantamento fotográfico, com imagens atuais e anteriores a junho de 2023. Além do comparativo, o documento demonstra o grande movimento de caminhões e ônibus que ocorre na Rua Felippe Michaelsen, em Vila Olinda, e na Rua dos Imigrantes, em Linha Olinda.
“São duas ruas que não comportam tamanho movimento e é visível que, a partir do fechamento da BR-116, o estado de conservação delas foi fortemente afetado. É uma relação clara de causa e consequência e, por isso, entendemos que seria justo se o Dnit participasse dessa recuperação”, destacou o prefeito em exercício Martim Wissmann.