Em comemoração ao Dia dos Professores, o Museu do Festival de Cinema de Gramado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Museu Municipal Professor Hugo Daros, realizou uma visita mediada com os professores da rede municipal de ensino. A iniciativa visa não apenas enriquecer o conhecimento dos professores, mas também aproximá-los dos museus da cidade, tornando-os espaços de aprendizado acessíveis para os educadores. Três grupos de professores de diferentes áreas do conhecimento têm a oportunidade de participar das visitas.
A ação foi lançada no sábado, dia 21 de outubro, com 27 professores do 4º ano sendo calorosamente recebidos. A programação iniciou no Museu Hugo Daros, onde os professores conheceram mais a fundo a história da cidade de Gramado. Posteriormente, a visita foi realizada no Museu do Festival de Cinema, também conhecido como O Palácio do Kikito, onde foi aprofundada uma parte importante da história da cidade: o Festival de Cinema de Gramado, um dos principais eventos de cinema do país. A visita finalizou com um coffee break e sorteio de brindes para os professores participantes.
As próximas visitas estão programadas para os dias 26 de outubro e 09 de novembro, com início às 8h no Museu Hugo Daros e às 9h no Museu do Festival de Cinema de Gramado. A ação é um tributo aos educadores e à educação patrimonial, buscando fortalecer os laços entre os professores e o rico patrimônio cultural de Gramado. A educação patrimonial é um processo de aprendizagem que visa promover a compreensão e valorização do patrimônio cultural, material e imaterial. Ela é importante para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, pois contribui para o fortalecimento da identidade cultural e o desenvolvimento da cidadania.
Segundo a responsável pelo Programa Educativo do Museu do Festival de Cinema, Indiara Seibt, “as ações envolvendo os professores são essenciais para a implementação da educação patrimonial, pois eles são os principais agentes de formação dos estudantes. Por meio de atividades e projetos educativos, os professores podem despertar nos alunos o interesse pelo patrimônio cultural e capacitá-los para atuar na sua preservação”.