O Museu do Festival de Cinema de Gramado, também conhecido como o Palácio do Kikito, apresenta uma programação para o mês de novembro, que é marcada pelo Festival Italiano de Cinema, e outros títulos que sensibilizam públicos de variados gostos, para os que apreciam a sétima arte. Como já vem acontecendo, o Museu, dedicado em estimular arte cinematográfica, traz esse mês um cronograma que se identifica com a cultura da Serra Gaúcha, além de trazer temas atuais com histórias envolventes e cheias de emoção.
“A ideia é sempre fomentar a cultura oferecendo atrações diferenciadas, que elevam o nível de exigência e crítico, e divertem os moradores da cidade de Gramado, que tanto dão suporte a nossa principal atividade que é o turismo”, comenta a Diretora de Marketing e Comercial da Gramado Parks, Lísia Diehl.
O Museu é mantido pela Gramado Parks, responsável por toda a concepção desde sua inauguração em 2016, e tem como seus pilares o acesso democrático a cultura, e valorização das comunidades locais, no entorno de onde estão inseridos seus empreendimentos.
A programação:
O Quatrilho e lançamento do Festival de Cinema Italiano
Temática: O Festival de Cinema Italiano (10 a 26/11) será lançado no dia 10/11 e o Museu do Festival de Cinema de Gramado, sendo patrocinador local do evento, preparou exibições e uma série de relatos no Instagram sobre o filme “O Quatrilho”, que traz a temática italiana em seu enredo.
Sinopse: Em 1910, em uma comunidade rural de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, dois casais dividem a mesma casa. O tempo faz com que uma das esposas se interesse pelo marido da outra. Ambos decidem fugir e recomeçar uma vida nova, deixando para trás seus parceiros.
Direção: Fábio Barreto Tempo: 92 minutos / 1965
● Data: 04/11/2023
● Horário: 15h
● Local: Cineminha do Museu
E em parceira com o Festival Italiano:
● Data: 04/11/2023
● Horário: 16h (Buona Vitta e Exclusive) e 18h (Bella)
● Local: Bella, Buona Vitta e Exclusive
Dudu e o Lápis Cor da Pele
Temática: Dia da Consciência Negra (20 de novembro)
Sinopse: Dudu é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de “lápis cor da pele” para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade. Com toda a inocência de uma criança da sua idade, Dudu passa a carregar o lápis em questão consigo para encontrar alguém que possa sanar seus questionamentos.
Direção: Miguel Rodrigues Tempo: 20”/ 2018
● Data: 20 a 26 de novembro de 2023
● Horário: das 10h às 21h
● Local: Cineminha do Museu
Fantasma Neon
Temática: Memórias do 50º Festival de Cinema de Gramado – Exibição do curta “Fantasma Neon” vencedor de melhor filme (júri oficial e da crítica), direção, ator e o Prêmio Canal Brasil de Curtas.
Sinopse: João trabalha como entregador de comida por aplicativo no centro do Rio de Janeiro. Enquanto sonha em trocar a bicicleta por uma motocicleta, enfrenta a precariedade do serviço e os clientes mal-educados.
Direção: Leonardo Martinelli Tempo: 15”/ 2022
● Data: restante dos dias do mês
● Horário: das 10h às 21h
● Local: Cineminha do Museu
L’Anatra All’Arancia (Pato com Laranja) – em parceria com o Festival Italiano
Sinopse: Livio e Lisa Stefani são um casal em crise, depois de dez anos de casamento, com muitas aventuras extraconjugais. Agora Lisa está apaixonada pelo francês Jean-Claude e quer ir viver com ele na França. Livio fica cheio de ciúmes, mas em vez de reagir violentamente, toma uma atitude inesperada: propõe à mulher de passarem um fim de semana juntos, na sua casa de praia, convidando Jean-Claude, de quem ele pretende se tornar amigo. Lisa não pode negar o convite, mas Livio aproveita para levar a sua desinibida secretária (e amante), Patty.
Direção: Luciano Salce Tempo: 106 minutos / 1975
● Data: 11/11/2023
● Horário: 16h (Buona Vitta e Exclusive) e 18h (Bella)
● Local: Bella, Buona Vitta e Exclusive
Grazie Ragazzi (Obrigado, Rapazes) – em parceria com o Festival Italiano
Sinopse: Antonio, um ator desempregado, aceita ensinar teatro em uma prisão. Ao descobrir o talento dos detentos, ele decide encenar a famosa comédia de Samuel Beckett, “Esperando Godot”. Conforme os detentos se entregam à arte, descobrem o poder transformador da expressão e encontram esperança além dos muros da prisão. Uma história emocionante sobre redenção, transformação e o poder do teatro como forma de expressão e resgate da esperança. Um filme com um claro propósito social, contado com simplicidade encantadora.
Direção: Riccardo Milani Tempo: 117 minutos / 2023
● Data: 18/11/2023
● Horário: 16h (Buona Vitta e Exclusive) e 18h (Bella)
● Local: Bella, Buona Vitta e Exclusive
La Terra Delle Donne (A Terra das Mulheres) – em parceria com o Festival Italiano
Sinopse: Em uma Sardenha rural durante a Segunda Guerra Mundial, vive Fidela, a sétima filha, uma mulher considerada uma bruxa pela tradição popular. Ela encontra amor e conexão com a terra e a água, mas também enfrenta o desafio de ser diferente em uma sociedade que busca conformidade. Quando Fidela se torna mãe de uma criança confiada a ela, sua vida é transformada e ela descobre a força de sua própria identidade. Uma história envolvente sobre empoderamento feminino, aceitação, maternidade e a busca pela verdadeira liberdade.
Direção: Marisa Vallone Tempo: 104 minutos / 2023
● Data: 25/11/2023
● Horário: 16h (Buona Vitta e Exclusive) e 18h (Bella)
● Local: Bella, Buona Vitta e Exclusive