Home NotíciasNova PetrópolisNova Petrópolis é contemplada pelo programa Desassorear RS

Nova Petrópolis é contemplada pelo programa Desassorear RS

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis

Nova Petrópolis foi um dos 154 municípios contemplados pelo programa Desassorear RS, que tem como objetivo promover a limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais em localidades afetadas pelas enchentes. Ao todo, serão mais de R$ 300 milhões em recursos repassados aos municípios através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado do RS. As ações de desassoreamento integram a iniciativa Plano Rio Grande. Em Nova Petrópolis, foram beneficiados os arroios Pirajá e Arroio Paixão. O Município receberá um repasse de mais de R$ 700 mil.

Os municípios foram contemplados pelo projeto através de um edital aberto destinado às prefeituras que declararam situação de emergência ou estado de calamidade. A solenidade de assinatura da ordem de início das obras foi realizada na manhã desta quarta-feira (29/01) em Bento Gonçalves, no Arroio Pedrinho, distrito de Faria Lemos, na propriedade do casal Miguel e Neiva da Silva, que receberam as comitivas do Governo do Estado e dos Municípios contemplados. O casal se mudou de São Paulo para a localidade após perder a filha para a COVID-19. A comunidade ao redor do Arroio Pedrinho foi inundada pelas enchentes de maio de 2024. A localidade foi escolhida de maneira simbólica para representar a resiliência dos Municípios afetados.

As obras serão realizadas através de 40 frentes de trabalho simultâneas e integram o eixo 1 das bases de atuação do programa Desassorear RS. Nessa primeira etapa, as ações do projeto estão voltadas para recursos hídricos de pequeno porte, como rios menores, arroios e canais de drenagem. Em um segundo momento, o eixo 2  do programa, que será implementado pela Sema, contemplará rios de grande e médio porte.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado, as ações do programa incluem:criação de normativas-modelo, capacitação de técnicos municipais e alocação de recursos financeiros para a contratação do maquinário necessário para o desassoreamento, bem como a contratação de horas-máquina por meio de chamamento e com execução direta pelo Estado, caso manifestado interesse por parte dos municípios.

Estiveram presentes no evento o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, e representantes das secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Reconstrução Gaúcha (Serg). Representando Nova Petrópolis, o prefeito Daniel Carlos Michaelsen e o coordenador da Defesa Civil Lucas Attmann.

Na ocasião, o governador Eduardo Leite destacou a importância das obras na prevenção de desastres climáticos, garantindo a segurança da população. O governador também agradeceu o compromisso e a parceria das prefeituras no trabalho coletivo de reconstrução do Estado.

Veja também