Home NotíciasNova PetrópolisNova Petrópolis marcou presença no II Encontro Anual das Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul

Nova Petrópolis marcou presença no II Encontro Anual das Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul

Evento ocorreu nos dias 11 e 12 novembro em Porto Alegre

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis

Município de Nova Petrópolis participou do II Encontro Anual das Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul, realizado nos dias 11 e 12 de novembro, no Espaço Força e Luz, em Porto Alegre. O evento, organizado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), reuniu bibliotecários e gestores municipais de bibliotecas públicas e comunitárias integrantes do SEBP. O encontro teve como objetivo fortalecer as bibliotecas públicas do Estado, oferecendo capacitação técnica, palestras motivacionais, oficinas e networking, além da apresentação de casos de sucesso e atividades culturais.

Durante o evento, a bibliotecária de Nova Petrópolis, Susana Carrasco, apresentou o projeto “Literatudo: atividades de incentivo à leitura da Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva”, que  tem como objetivo ampliar o acesso aos livros e promover o hábito da leitura por meio de ações criativas e inclusivas, aproximando a comunidade do universo literário e estimulando o gosto pela leitura em diferentes faixas etárias.

A apresentação destacou as diversas iniciativas desenvolvidas pela Biblioteca, como o Gibi sem Dono; Desafio Literário; Semana do Livro; Semana do Brincar; Doe um Livro, Adote uma Planta; Sarau da Diversidade; exposição de trabalhos escolares; Literatura Comentada; Geografia do Pequeno Príncipe; Olimpíada de Literatura Infantil, entre outras atividades propostas para as escolas do Município e também para a comunidade local.

Segundo Susana, essas ações têm contribuído significativamente para despertar o interesse da população pela literatura e fortalecer o papel da biblioteca como espaço de convivência e aprendizado.

“Participar do encontro foi uma oportunidade muito rica para trocar experiências com outras bibliotecas e conhecer projetos inspiradores. Foi gratificante poder compartilhar o trabalho que realizamos em Nova Petrópolis e perceber que nossas ações estão alinhadas com as boas práticas do Estado”, destacou a bibliotecária.

Veja também