A Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Saúde e Assistência Social, dá início no dia 1º de abril, ao Censo Animal de Nova Petrópolis. A coleta dos dados será feita pelos agentes comunitários de saúde durante as visitas aos munícipes, quando aplicarão um questionário sobre a presença de cães e gatos nos domicílios da cidade. A pesquisa durará aproximadamente 90 dias e os resultados serão conhecidos no mês de agosto.
O objetivo com a aplicação do Censo Animal é mapear a população de cachorros e gatos domiciliados e semi domiciliados em Nova Petrópolis, de forma a basear futuras políticas públicas voltadas aos animais e aos seus responsáveis. Os dados coletados também poderão fomentar ações de saúde e bem-estar animal, como campanhas de conscientização contra o abandono, projetos de esterilização dos animais, medidas de controle de zoonoses e combate aos maus-tratos.
O público-alvo do trabalho são todas os domiciliados em Nova Petrópolis, além das entidades que possuem a tutela de cães e gatos.
Como vai funcionar
O questionário do Censo Animal será aplicado pelos agentes comunitários de saúde durante suas rotinas de visita aos residentes no município, de forma presencial. Para isso, utilizarão tablets com um aplicativo mobile, sem necessidade de acesso à internet, no qual já estão registradas as perguntas que compõem a pesquisa.
A Prefeitura de Nova Petrópolis reforça que os agentes de saúde que irão aplicar o questionário, estarão devidamente identificados, o que garante mais segurança aos munícipes no momento de receber os profissionais em seus domicílios. Dessa forma, as equipes de Meio Ambiente e de Saúde pedem a colaboração dos cidadãos em recepcionar os agentes, a fim de que o maior número de dados possa ser coletado durante o Censo Animal.
Em caso de dúvida, a orientação é entrar em contato com as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (54) 3281-8400 (Ramal 6), e de Saúde e Assistência Social pelo número (54) 3298-2650.