Home NotíciasNova PetrópolisNova Petrópolis sediará o 65º Congresso Brasileiro de Química e debaterá o futuro da IA na ciência

Nova Petrópolis sediará o 65º Congresso Brasileiro de Química e debaterá o futuro da IA na ciência

Evento está marcado para o final de 2026 e acontecerá no Centro de Eventos

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis

Nova Petrópolis consolida sua posição no mapa do turismo de negócios e eventos científicos ao ser confirmada como sede do 65º Congresso Brasileiro de Química (CBQ). O evento, um dos mais tradicionais da área no país, acontecerá de 10 a 13 de novembro de 2026, no Centro de Eventos.

Com o tema central “Química Inteligente e IA: a nova fórmula do futuro no nosso presente”, o congresso promete colocar a Serra Gaúcha no centro das discussões sobre inovação tecnológica. A organização estima receber cerca de 1.500 participantes, incluindo pesquisadores renomados, estudantes, profissionais da indústria e especialistas de todo o Brasil.

Integração regional e estratégia

A captação do evento foi viabilizada através de uma articulação estratégica do Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias. A conquista reforça a importância da integração regional e da promoção conjunta dos destinos da Serra Gaúcha, mostrando a força da região para sediar eventos técnicos de grande porte.

Para a Secretaria de Turismo e Cultura de Nova Petrópolis, o CBQ 2026 está diretamente alinhado ao planejamento estratégico do Município. O objetivo é potencializar o uso do Centro de Eventos e ampliar a presença de Nova Petrópolis no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).

“Trazer eventos qualificados, com alto fluxo de participantes, é uma das estratégias para fomentar a economia local, gerar riqueza e colocar Nova Petrópolis no radar nacional dos destinos para congressos”, destaca o secretário de Turismo e Cultura, Rodrigo Barbieri Sangali.

Impacto econômico

A realização de um evento deste porte movimenta toda a cadeia produtiva do turismo. “A expectativa é de alto impacto nos setores de hotelaria, gastronomia, comércio varejista e serviços de transporte. Ao sediar o 65º CBQ, Nova Petrópolis não apenas acolhe a comunidade científica, mas reafirma sua vocação como um polo em ascensão no turismo técnico, científico e corporativo, oferecendo infraestrutura de qualidade aliada ao charme e hospitalidade da Serra Gaúcha”, acrescenta Sangali.

Veja também