quinta-feira, 07 nov 2024
InícioNotíciasNatal LuzNovos talentos: 35 alunos do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti celebram...

Novos talentos: 35 alunos do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti celebram formatura no Natal Luz

Um dos mais tradicionais pontos de encontro de Gramado, a Rua Coberta, foi palco, na noite de 29 de outubro, da formatura do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, voltado para modalidades artísticas para a comunidade do município e oferecido pela Gramadotur, Autarquia Municipal de Turismo. O evento, parte da programação oficial do 39º Natal Luz, foi gratuito, aberto ao público e ocorreu em duas sessões, às 19h e às 20h30, ambas com lotação esgotada.

Diferente de uma cerimônia formal, a formatura foi um grande espetáculo multiartístico e coroou a jornada dos 35 alunos que concluíram o 3º ciclo do programa. Os integrantes dos ciclos 1 e 2, que seguem a capacitação em 2025, também compuseram o elenco, somando 150 pessoas em cena. Sob a coordenação de Grasiela Gil, o tema escolhido para a apresentação foi a história de Encanto, contada a partir das performances das modalidades oferecidas ao longo das 240h de treinamento: técnica vocal, malabares, acrobacia, teatro, ballet, sapateado, jazz (dança), tecido e lira.

“Essa noite foi a culminância do processo de ensino e aprendizagem artístico desses alunos, de diversas idades, origens e interesses, que trabalharam orientados pelos educadores com muita dedicação, mostrando a diversidade desta comunidade, que vive de encantar”, destaca Gil. E ela comemora: “É um privilégio ver o crescimento dos alunos no decorrer das aulas, pois observamos seu encantamento pela arte ao ponto de muitos hoje já terem sido contratados para o ofício de artista”.

Representando a gestão municipal, o vice-prefeito Luia Barbacovi prestigiou o evento, festejou o resultado do trabalho e destacou o seu caráter democrático. Ele ressaltou que hoje são quase 150 alunos, na maioria adolescentes, participando gratuitamente das aulas. “Isso é muito importante, pois eles aprendem a convivências com seus pares, o respeito aos professores e saem preparados, muitos deles, para ensinar também”, assevera Barbacovi, completando que, dada sua importância, “é fundamental que o projeto continue”.

Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o Programa de Artes segue cumprindo seu objetivo, desde a revitalização do plano pedagógico em 2019, de formar artistas gramadenses para os espetáculos do Natal e outros eventos públicos da cidade e para a iniciativa privada, que se beneficia e oferece oportunidades em locais como parques temáticos e restaurantes, para muitos dos profissionais oriundos da iniciativa. Ela também registrou seu agradecimento às famílias dos formandos: “É uma honra e uma alegria muito grande estar aqui, e quero agradecer a cada um que confiou seus filhos, suas filhas ao nosso trabalho e entendeu o nosso objetivo”.

Além de entregar talentos para a cidade, o projeto forma professores, que retornam para compartilhar os conhecimentos e técnicas adquiridos. Um exemplo é Júlia Marschner, de 20 anos. Ela dá aulas há um ano no Programa de Artes e já foi aluna. “Fiquei muito feliz pela apresentação de hoje e por ter recebido o convite da Grasi para essa missão, pois comecei bem pequenininha, com seis anos, e agora eu estou aqui ensinando tecido e lira acrobáticos”, comemora, completando que, desde o princípio, seu desejo era atuar no Natal Luz, o que se concretizou. “Eu participo do Natal desde que comecei no Programa de Artes e amo muito fazer isso”, confidencia.

“Não tenho palavras para descrever essa noite, é mistura de sentimentos”, diz a agora formada Maria Eduarda da Silva, 22 anos, que participa ativamente de projetos artísticos da cidade desde seu 1º ciclo e pretende crescer na área cada vez mais. “Eu quero ir o mais longe que conseguir, desde que a arte faça sentido para mim e me faça sentir”, declara.

Em sintonia com a colega, Emilly Marya, de 16 anos, descreve um sentimento de gratidão enorme, de dever cumprido. Formada em teatro, atua no Natal Luz desde 2019 em diferentes espetáculos. “Eu me sinto muito bem, me sinto feliz e   me sinto completa quando estou no palco atuando, dançando, é uma coisa que eu amo fazer na minha vida”, compartilha.

“Orgulho é o que define”, dizem os pais de Maria Eduarda, Edenir Miguel Trentin, 43 anos, e Gissele da Silva, 47. O mesmo afirmam os pais de Emilly, Flávio Luis Bastos, 61 anos, e Fabiana Martins, 52. “Nunca sai da minha cabeça, quando a Emilly tinha dez anos, e olhei no Facebook dela, e dizia assim, ‘nada vai fazer eu desistir dos meus sonhos’”, revela Fabiana.

Sobre o Programa de Artes
O Programa de Artes Pedro Henrique Benetti é uma iniciativa que oferece cursos, gratuitamente, para a comunidade, buscando qualificação artística e descoberta de novos talentos na região. Teve início em 2009, sofrendo uma pausa em 2021 por conta da pandemia. Desde lá, formou centenas de alunos em 19 modalidades de cinco grandes áreas: corporais, circenses, musicais, visuais e cênicas.

Além de Grasiela Gil, que coordena o programa, o atual time que conduz os alunos durante a formação conta com os professores Carla Rejane Ferreira (teatro), Dulce Cintra (ballet clássico), Eduardo Correa (acrobacia, malabares e equilíbrio), Gleidison Martins (técnica vocal), Julia Marschner (tecido acrobático e lira) e Lígia Fagundes (jazz e sapateado).

Anualmente, abre novas vagas, e os alunos, que devem ter idade mínima de 10 anos, são selecionados a partir de uma audição, para que as habilidades naturais de cada um sejam avaliadas. Uma vez que ingressam, os futuros artistas têm aulas duas vezes por semana. São três ciclos de um ano cada, totalizando 240 horas. A turma concluinte deste ano iniciou em 2022. Para os ingressos de 2025, as audições ocorrerão em março.

Hoje, cerca de 60% do elenco do Natal Luz é de profissionais do programa, comprovando a importância e a efetividade do investimento feito, que retorna para a cidade.

Fonte|Foto: Pauta Assessoria |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque