Sendo parte importante da história de Canela, o Parque do Caracol é apoiador do livro “Do Campestre à Cidade das Hortênsias – Rastros, rostos e memórias de Canela… a nossa terra!”, do historiador e folclorista canelense Pedro Oliveira.
A obra, lançada em julho pela livraria Bambu, também da cidade, permite que os leitores tenham uma visão abrangente de Canela, através de memórias do município desde os tempos de vila, distrito, campestre, até o Fundo do Faxinal, onde se cruza com a história do Parque do Caracol, cartão-postal do lugar e que ajudou a impulsionar o turismo no estado.
“Nosso objetivo enquanto administradores do Parque do Caracol é estarmos sempre próximo dos canelenses e alinhados com o que é importante para Canela. Por isso, não poderíamos deixar de apoiar o livro do Pedro Oliveira que, com maestria, conta a história da cidade, mas também, a nossa”, comenta Sandra Ferraz, Gerente Geral do Parque do Caracol.
Como forma de agradecimento pelo apoio, o autor visitou o Parque do Caracol, onde fez um registro junto à Casa de Pedra e entregou exemplares do livro para os gestores.
Esta é a segunda obra em que Pedro Oliveira cita o Parque do Caracol. No seu primeiro livro, “Canela Por Muitas Razões”, publicado em 2013, o historiador registra detalhes da história do atrativo, desde a habitação do lugar por uma tribo indígena Kaingang, até a chegada da família alemã Wasem na região da Cascata, a construção de serrarias e a criação do Parque, em 1973.